“O contentor (o quarto enviado) chegou há cerca de três semanas a Maputo e já estava a ser descarregado no Chibuto”, na província de Gaza, disse Susana Damasceno, presidente da Ação e Integração para o Desenvolvimento Global, uma ONGD portuguesa que atua na área da cooperação para o desenvolvimento e que já existe há nove anos.
Além dos cerca de 15 mil livros, no contentor também foram enviados computadores e mobiliário diverso, para equipar as bibliotecas, e outros bens como roupas e brinquedos que foram angariados pela ONGD no último ano.
De acordo com a presidente, os 15 mil livros permitirão equipar 10 “bibliotchovas” (bibliotecas móveis), a criação de uma biblioteca em edifício numa escola primária completa e o reforço de seis bibliotecas, já constituídas pela organização, no âmbito da rede de bibliotecas escolares do distrito do Chibuto, única do género no país.
A biblioteca municipal de Chókwè, duramente afetada pelas inundações que atingiram o sul de Moçambique em janeiro de 2013, contará com cinco mil livros.
“Adquirimos livros em Moçambique, quando temos financiamento no âmbito de projetos, ou enviamos em contentores, como aconteceu hoje, mas só livros por nós selecionados”, indicou ainda, sublinhando que realizam também formação de professores e técnicos, e atividades de dinamização de leitura.