A arquiteta Tina Hevespian batizou a sua criação de Cardborigami, uma mistura de cartão (card) com origami, a arte japonesa de fazer figuras de papel.
Este abrigo de papelão pode ser montado em escassos minutos e, depois de utilizado, basta dobrá-lo para ser facilmente transportável. O pequeno iglu é feito de materiais recicláveis, resistentes à chuva e pouco inflamáveis.
Tina Hevespian pretende distribuir o Cardborigami em parceria com instituições que promovam programas de realojamento e reintegração social para os sem-abrigo de Los Angeles (quase 60 mil), a cidade onde vive.
O projeto também pretende criar empregos, a ideia é que sejam ex-sem-abrigo a fabricarem-no.
Os lucros das vendas dos abrigos, que poderão ser comprados por instituições para serem usados em cenários de desastre natural ou por particulares para fins recreativos, por exemplo, serão usados para o pagamento dos salários dos fabricantes, tornando o projeto mais sustentável e menos dependente de donativos.Para financiar o arranque do projeto estão à venda, online, 150 Cardborigami por cem dólares (cerca de 74 euros) para angariar fundos. No futuro, cada abrigo custará 30 dólares (cerca de 22 euros).