Nem a crise impediu os portugueses de serem mais solidários. Todos os anos cresce o número de pessoas que doam parte do seu IRS a instituições de solidariedade.
No ano passado, foram 230 mil os que destinaram 0,5% dos seus impostos sobre o rendimento a apoio a obras solidárias, num total de 7,1 milhões de euros, mais 500 mil que no ano anterior. A VISÃO visitou algumas destas instituições para perceber como estas ajudas têm contribuido para melhorar os serviços que estas entidades prestam aos mais desfavorecidos.
Os 0,5% que podem fazer a diferença
Para doar 0,5% do seu IRS a instituições de solidariedade basta que indique o NIF (número de identificação fiscal) da entidade que pretende ajudar, no anexo H da sua declaração de rendimentos. E isto sem que saia mais um tostão do seu bolso, pois o montante é retirado do imposto já cobrado pelo Estado.
A lista das entidades candidatas é publicada todos os anos no portal do Ministério das Finanças. Podem candidatar-se igrejas, fundações, institutos e associações de solidariedade social, desde que não tenham dívidas ao fisco.
LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA SEMANA DA VISÃO
(DE 28 DE NOVEMBRO A 4 DE DEZEMBRO)