Desta vez, coube a um Stormtrooper, uma das personagens mais emblemáticas dos filmes da Guerra das Estrelas, sentir a ‘força’ de Joana Vasconcelos. Mais propriamente, a ‘força’ do croché da artista portuguesa.
Até domingo, dia 13, os visitantes da galeria Saatchi, em Londres, podem ver as intervenções de vários artistas nos capacetes dos soldados do lado negro da força, no âmbito do projeto Art Wars. Ao lado de Joana Vasconcelos estão artistas internacionais como Damien Hirst, Jake e Dinos Chapman, Paul Fryer e Mat Collishaw, entre outros.
O desafio aos artistas foi lançado por Ben Moore em conjunto com a organização Missing People Charity. A iniciativa assinala dez anos sobre o desaparecimento do irmão de Ben Moore, Tom Moore, que foi visto, pela última vez, em 2003, quando tinha 31 anos.
As receitas do leilão das obras de arte serão usadas para financiar as buscas por Tom, em torno de quem foi formado o movimento Missing Tom.
O criador dos Stormtroopers, Andrew Ainsworth, é um dos apoiantes da campanha e disponibilizou réplicas dos moldes originais, datados de 1976, aos artistas.
Curiosamente, o artista processou a Lucas Film para conseguir ficar com os direitos sobre o design dos soldados e ganhou a ação em 2001.
Além da exposição, também haverá posters das criações dos artistas na estação de metro de Regent’s Park, em Londres, de 17 a 20 deste mês.