Durante os próximos seis meses, catorze crianças, entre os 8 e os 12 anos, vão ter aulas de surf em Carcavelos, Cascais, no âmbito de um projeto social voluntário.
O principal objetivo do programa é desenvolver a autonomia, liberdade de expressão e resistência dos jovens participantes, residentes do Bairro da Cruz Vermelha de Cascais. Características que contribuem para a sua inclusão social e para a melhoria das suas relações familiares e escolares.
Depois da fase experimental, os promotores do projeto pretendem alargá-lo a mais zonas costeiras do país.
Os surfistas Nuno Fazenda e Paulo Canas são os mentores do SURF.ART. Para eles, mais do que um desporto, o surf é “um estilo de vida e uma terapia”.
O projeto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Cascais, a Surf Academia, a Escola Básica N.º 3 de Alcoitão e a Pressley Ridge Portugal, uma Instituição Particular de Solidariedade Social que presta apoio a crianças e jovens com problemas de integração e desenvolvimento.
De acordo com o Relatório Anual da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de 2011, existem 70 mil crianças em risco no nosso país.![surfart-2bx-7859](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/11/6404548surfart-2bx-7859.jpeg)
Créditos: DR
Créditos: DR