A ideia nasceu em finais de 2008, na cabeça de dois jovens portugueses. Joana Figueiredo e Paulo Marques quiseram dar largas ao seu espírito de entreajuda e criaram o GSolidário, um sistema que utiliza o motor de busca do Google para angariar dinheiro para causas sociais através dos cliques nas publicidades.
Nota importante: todos os resultados que se obtêm ao fazer uma pesquisa através do site www.gsolidario.org são iguais aos do Google. A única diferença tem a ver com as páginas de apresentação dos resultados, que têm anúncios publicitários nas suas margens.
Por cada clique nessas publicidades, é feito um donativo para uma instituição que esteja inscrita no GSolidário. E neste momento, a lista já tem mais de 150 entidades – entre elas várias Cercis, a Cáritas, a Cruz Vermelha, a Coração Amarelo, a APAV, a SOS Voz Amiga, a Associação Integrar, a Fundação O Século ou os Leigos para o Desenvolvimento.
Para terem direito ao donativo, as instituições participantes têm de apresentar causas que pretendam ver “financiadas” com a ajuda dos utilizadores do motor de busca. Por exemplo: uma televisão para um centro social, caminhas para uma creche, sapatos para crianças carenciadas, construção de uma biblioteca…
De três em três meses, o dinheiro angariado é distribuído pela causa social mais votada. São os utilizadores ativos do GSolidário que escolhem quem tem direito à realização do sonho. E o montante acumulado é sempre divulgado na homepage do motor de busca.
No dia 10 de julho foi conhecido o mais recente beneficiário deste “programa”: A Sol Sem Fronteiras, que venceu com a causa “Aprender Para Desenvolver – Biblioteca e Sala de Informática”.
É ainda mais simples do que parece. Experimente!