Nos últimos dias, a chuva e o vento têm sido predominantes. Mas irá a semana da Páscoa manter este registo meteorológico? De acordo com o modelo da Meteored Portugal, um projeto nacional sobre informação meteorológica a nível mundial, “todas as unidades territoriais portuguesas vão registar anomalias de precipitação positivas na semana da Páscoa (25 a 31 de março)”.
Isto significa, assim, que estão previstas quantidades de chuva acima da média de norte a sul do Continente, Açores e Madeira. “Contudo, haverá algumas exceções, nomeadamente nos distritos de Setúbal, Faro e em vastas zonas do Alentejo, onde não se vislumbram desvios em relação à média climatológica de referência”, refere Alfredo Graça, geógrafo e especialista da Meteored Portugal.
“Os mapas revelam as anomalias mais acentuadas de chuva para as regiões que se situam, grosso modo, a oeste da Barreira de Condensação”, explica. Ou seja, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro e as metades ocidentais de Vila Real e Viseu.
Mas estará frio ou calor na semana da Páscoa?
As primeiras tendências para a Semana Santa sugerem “anomalias térmicas positivas”. Isto significa que são esperadas “temperaturas superiores à média climatológica de referência na generalidade das unidades territoriais portuguesas”.
De acordo com a Meteored, esperam-se temperaturas até 1 ºC acima do normal em grande parte do Continente e em quase todas as ilhas açorianas, ainda que estejam previstas exceções. Quanto ao Arquipélago da Madeira é esperada uma anomalia térmica ainda mais pronunciada, de até 3 ºC acima do habitual.
Tendo este panorama em conta, tudo parece apontar para um “tempo ligeiramente mais quente do que o normal na Semana Santa na grande maioria das regiões portuguesas”.