Outubro vai começar quente e seco, com temperaturas elevadas e acima da média. A previsão, feita pela Meteored Portugal, alerta que o País vai ser atingido por uma massa de ar quente e que é possível que se registem temperaturas recorde em algumas regiões de Portugal Continental.
Segundo as previsões, as máximas deverão rodar os 35º nos primeiros dias de outubro, com o termómetro a chegar aos 38º no Centro e Sul do país. O Algarve será das regiões mais afetadas, com as mínimas a poderem situar-se nos 20º.
“O extraordinário episódio de calor a que iremos assistir nos primeiros dias de outubro será resultado de um reforço das altas pressões e, por conseguinte, do anticiclone de bloqueio, que se tornará assim ainda mais robusto, e que estará aliado ao estabelecimento de uma massa de ar quente”, explica Alfredo Graça, geógrafo e editor-chefe da Meteored Portugal.
Ainda assim, à medida que a primeira metade do mês for decorrendo, tudo aponta para que os valores térmicos não sejam tão excessivos como no seu arranque.
Para a segunda semana de outubro não se descarta o regresso da chuva (anomalias de precipitação positivas no litoral Norte e Centro e pontos do interior Norte) que poderão repetir-se noutras fases mais tardias do mês.
Segunda quinzena com alterações
As duas últimas semanas do mês deverão manter-se com temperaturas acima da média ainda que, à partida, não tão excessivas.
Quanto à chuva, de acordo com as últimas atualizações do modelo Europeu, explica Alfredo Graça, os valores de precipitação rondarão a média na segunda quinzena, exceto na última semana, altura em que se prevê a possibilidade de se registar uma anomalia de precipitação na Região Sul (pontos do Baixo Alentejo e Algarve).
Toda e qualquer precipitação que se possa a vir registar a médio e longo prazo, em particular a partir do início da segunda quinzena de outubro dependerá da evolução das frentes e depressões do Atlântico Norte, de eventuais gotas frias e da interação de todos estes sistemas com os ciclones tropicais ou pós-tropicais da bacia do Atlântico.