O estado maior da Saúde em Portugal vai estar reunido, entre os dias 18 e 19 de maio, em Viana do Castelo. Este ano, o Oftalgest, congresso organizado pelo serviço de oftalmologia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, vai juntar público e privado, procurando soluções para a “articulação” entre o Serviço Nacional de Saúde com os setores privado e social.
“Esta cimeira pode ser um ponto de partida para avaliar o Serviço Nacional de Saúde e procurar respostas”, disse à VISÃO o médico Sérgio Azevedo, diretor do serviço de oftalmologia do ULSAM.
Pelo Congresso, além do ministro e do secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro e Ricardo Mestre, respetivamente, vão passar diretores de serviço e gestores públicos e privados. A organização refere que o Oftalgest “propõe um novo formato em que interagem diretamente clínicos e administradores hospitalares de todo o país, entidades governamentais da área da Saúde, e muitas outra entidades fundamentais no processo de decisão, centrados à volta de uma especialidade, abordando-a de forma estrutural, multidimensional, integrada, e pela primeira vez, à escala nacional”.