De acordo com um novo estudo que inquiriu cerca de 2 mil pessoas no Reino Unido relativamente aos eventos mais stressantes num dia normal, os momentos que provocam mais tensão é ir para o trabalho e levar os filhos à escola.
Ao calcularem o horário, em média, que os inquiridos faziam cada uma das duas ações, os investigadores sugeriram que 7h23 é a hora mais stressante do dia. No inquérito, em que foi pedido aos participantes que classificassem os 50 eventos que provocam mais ansiedade no dia-a-dia, as respostas ficar preso no trânsito, adormecer, deixar cair alguma coisa na roupa, no tapete ou no chão também ficaram na lista dos cinco mais stressantes.
Colocar likes em fotos antigas na rede social de alguém acidentalmente, partir o secador ou alisador de cabelo, esquecer o aniversário de uma pessoa ou ter menos dinheiro na conta do que se esperava foram outros eventos mencionados pelos inquiridos, e que fazem parte do top 50.
Quando estamos cronicamente stressados, é ativada no corpo a resposta de “luta” ou fuga”, que provoca um aumento da hormona adrenalina e, consequentemente, da frequência cardíaca e a pressão sanguínea. Além disso, é libertado mais cortisol, o que faz aumentar a quantidade de açúcar na corrente sanguínea. Este funcionamento do organismo, se for constante , ou seja, estiver sempre “ligado”, pode apresentar vários riscos para a saúde.
Os investigadores perceberam que os adultos passam por cerca de três eventos stressantes todos os dias e que esses momentos tendem a ocorrer uma hora mais cedo para as mulheres. No geral, os inquiridos referiram ter, normalmente, cerca de cinco coisas em mente, ao mesmo tempo.
Além disso, 46% dos participantes do estudo identificaram o cansaço como a principal causa de stress diário, 36% uma noite de sono interrompida e 33% agitação no trabalho. Relativamente aos sentimentos provocados por esses eventos stressantes, 32% afirmaram que sentem frustração, 23% ansiedade e 21% cansaço.