Depois de grandes perdas no número de subscritores, prejuízos económicos e crescente competição com outras plataformas de streaming, a Netflix anuncia que irá tomar providências contra a partilha de contas entre utilizadores em residências distintas, prática que tem vindo a tornar-se comum.
“As pessoas que não vivem na sua residência têm de usar a sua própria conta para ver a Netflix”, afirma a plataforma na sua página de Centro de Assistência. Ainda será possível ter vários perfis na mesma conta, porém o acesso através delas terá de ser feito pelo Wi-Fi da residência do titular.
Deteção dos dispositivos
“Utilizamos informações como os endereços de IP, o identificador dos dispositivos e a atividade de conta dos dispositivos com sessão iniciada na conta Netflix”, esclarece o Centro de Assistência. Assim, a Netflix vai guardar um histórico sobre os dispositivos e sobre a rede Wi-Fi dos utilizadores.
E se estiver fora da residência do titular?
Se for o titular da conta, não deverá necessitar de qualquer verificação. Se não for o titular e estiver fora da residência principal por um período prolongado, poderá ser-lhe solicitada a confirmação do seu dispositivo. Enquanto fizer um login regular na residência titular, pode levar a sua conta Netflix consigo no telemóvel, no tablet ou computador. Por regular entende-se que faz login na rede do titular pelo menos uma vez a cada 31 dias.
Verificação dos utilizadores
Para isto, a plataforma irá enviar um link para o endereço de e-mail ou número de telefone associado ao titular da conta principal. O link enviado contém um código de verificação de quatro dígitos que deverão ser introduzidos no dispositivo que fez o pedido num espaço de 15 minutos. Quando este procedimento for executado com sucesso, o dispositivo poderá ser utilizado para ver a Netflix. Esta verificação poderá ser solicitada periodicamente.
As plataformas de streaming têm vindo a desenvolver estratégias para compensar a perda de utilizadores e de lucro. Quanto à partilha de contas, a Netflix tem estado a experimentar uma funcionalidade que permite aos utilizadores acrescentar até duas “subcontas”. Esta prática foi testada em partes da América do Sul desde 2022 e terá um custo entre 2 e 3 euros.
De forma a fornecer serviços mais baratos e a recuperar os utilizadores perdidos, alguns serviços de streaming já consideram pacotes com publicidade. A gigante Disney +, em declarações à Agência Reuters, declarou que “A Disney+ terá quatro minutos de tempo de publicidade por hora, entre 15 e 30 segundos, e limitará o número de vezes que o mesmo anúncio irá aparecer ao longo de um dia ou semana.” A Disney planeia introduzir características que permitirão aos anunciantes visar os consumidores por região, sexo e idade.