Um recém-nascido, ainda com cordão umbilical, foi este domingo à noite encontrado junto a arbustos perto do Hotel Pestana, no Estoril, em Cascais.
Numa primeira fase, pensou-se que o menino estaria dentro de um caixote do lixo, explica Bruno Carvalho, Segundo Comandante dos Bombeiros Voluntários do Estoril, à VISÃO. “Mas quando a equipa de socorro chegou ao local, não se verificava que a criança estava dentro do contentor, nem nas imediações, por isso iniciaram buscas, juntamente com a PSP de Cascais e com a VMER de Cascais”, relata.
Depois de contactarem novamente quem deu o alerta inicial, a equipa conseguiu identificar melhor o local e “encontrou, no meio dos arbustos, um menino”, confirma ainda Bruno Carvalho. “Notava-se que o bebé tinha nascido há poucas horas, porque ainda tinha cordão umbilical. Mas respirava, mexia-se bem, chorava, mantinha uma boa temperatura, estava bem”.
O bebé foi encaminhado para o hospital de Cascais, “onde ainda deve permanecer em observação”. De acordo com o Correio da Manhã, a Polícia Judiciária está já a investigar o caso, para identificar e encontrar a mãe do bebé.