O CEO da Microsoft, Satya Nadella, acredita que o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal é fundamental para que os funcionários possam ser mais produtivos. Contudo, com a pandemia e a normalização do teletrabalho, as barreiras entre estes dois tem-se esbatido cada vez mais.
Esta quinta-feira, durante um discurso na Conferência sobre o Futuro de Trabalho de Wharton, Nadella afirmou que os gerentes e chefes deviam definir normas claras para os funcionários que trabalham a partir de casa, para que não sejam pressionados a responder a e-mails depois do horário de trabalho.
“Pensamos a produtividade através de métricas de entrada e saída, mas o bem-estar é uma das peças mais importantes da produtividade”, garantiu. “Sabemos o que o stress faz aos trabalhadores. Precisamos de aprender as soft skills, as boas práticas de gestão à moda antiga, para que as pessoas tenham bem-estar. Podemos definir essa expectativa: os nossos funcionários podem receber um e-mail do CEO ao fim-de-semana e não se sentirem pressionados a responder”, acrescentou ainda.
A Microsoft realizou um estudo em que demonstrou que cerca de um terço dos trabalhadores de escritório tem um “terceiro pico” de produtividade durante o dia, no final da noite. A produtividade normalmente aumenta antes e depois do almoço, mas este terceiro pico ilustra como o trabalho remoto esbateu as fronteiras entre a vida profissional e pessoal.
“As descobertas da Microsoft e dos investigadores sugerem que a jornada de trabalho das 9 horas às 17 horas está a desaparecer numa era de trabalho remoto e híbrido, com horários mais flexíveis. Este padrão foi detetado pela primeira vez no início da pandemia, quando os chats do Microsoft Teams fora do horário de trabalho aumentaram mais do que em qualquer outro segmento de horário, principalmente entre as 18 horas e as 20 horas”, lê-se no estudo.
Os dados mostram que os trabalhadores remotos adotam cada vez mais horários assíncronos, que nem sempre se alinham com os dos seus colegas ou chefes distantes. “O terceiro pico deve ser uma opção disponível para as pessoas que precisam dele, mas o desafio daqui para frente é: Como podemos garantir que as pessoas não trabalhem 24 horas por dia, 7 dias por semana?”, lê-se no estudo.
A Microsoft contratou cerca de 50 mil funcionários durante a pandemia, confirmou o CEO da empresa, acrescentando que, particularmente no setor de tecnologia, as pessoas exigem cada vez mais flexibilidade em relação ao sítio e ao tempo de trabalho. Questionado sobre se evita enviar e-mails no fim de semana, Nadella apenas disse: “Estou a aprender todos os dias”.