Quase um milhão – 943205 – das avaliações enviadas para o Tripadvisor, site de viagens que dá informações sobre hotéis, restaurantes, viagens e atividades relacionadas com o turismo, no último ano foram identificadas pela própria empresa como sendo fraudulentas.
Este valor corresponde a uma percentagem de 3,6% do total de críticas enviadas, anunciou a marca no seu segundo relatório de transparência, publicado esta quarta-feira. “A proporção de avaliações que rejeitámos ou removemos aumentou em comparação com os números pré-pandémicos de 2018 ”, lê-se no relatório.
Ainda assim, revela a empresa, as restrições impostas pela Covid-19 fizeram com que fossem enviadas menos avaliações: só em agosto do ano passado, esse número foi metade do que tinha sido registado no mesmo mês, em 2018.
No total, os utilizadores da plataforma enviaram, no ano passado, mais de 26 milhões de avaliações: mais de 8 milhões foram relativas a hotéis, 12 milhões a restaurantes e mais de 4 milhões a experiências, atrações e atividades. No que diz respeito à zona do mundo onde houve mais atividade, mais de 54% das avaliações tiveram a ver com experiências na Europa.
No total, a empresa penalizou mais de 30 mil propriedades por atividades fraudulentas e baniu quase 20300 membros por não cumprirem as diretrizes da plataforma. Além disso, alerta no documento para o facto de também terem surgido avaliações pagas, uma forma de as empresas conseguirem altas classificações no site, com a Índia a liderar este ranking: o TripAdvisor descobriu este tipo de publicações pagas em mais de 130 países e foram identificados 65 novos sites de avaliações pagas. Além da índia, os países onde mais foram indentificadas avaliações falsas em 2020 foram a Alemanha, Brasil, EUA, Paquistão, Grécia, Argentina, Bangladesh, Turquia e Itália.
De acordo com a plataforma, mais de 65% das avaliações falsas foram detetadas mesmo antes de chegarem ao site, devido aos seus algoritmos de aprendizagem automática. Relativamente aos comentários, foram removidos mais de 2 milhões, sendo que foram analisadas adicionalmente mais 257 mil avaliações tendo em conta a Covid-19. Deste último número, 46 mil avaliações terão sido removidas por, por exemplo, incentivarem ao não cumprimento das regras impostas por cada governo para controlar a pandemia, ou terem um conteúdo considerado discriminatório (em vários comentários, referiu-se o coronavírus como o “vírus da China”).