António Carvalhão e João Azevedo Ferreira ganham o mesmo a vender ramens pagos em euros ou em criptomoedas. No entanto, estes dois amigos de longa data, que há seis anos abriam, em Lisboa, o Ajitama em formato supper club, gostam de inovar. Antes de chegarem às quase duas mil pessoas em lista de espera, o que os levou a abrir o restaurante de rua Ajitama Ramen Bistro, em 2015, foram pioneiros na confeção de ramen, prato tradicional japonês, com o caldo com cerca de 20 horas de preparação.
Agora, a inovação prende-se com uma nova forma de pagamento, a pensar num futuro cada vez mais digital. No Ajitama, o cliente pode pagar em dinheiro vivo, multibanco com cartão com ou sem sistema contactless, MB Way, cartão refeição e uma série de criptomoedas, moedas virtuais como Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Bitcoin Cash, Ripple, entre outras.
No momento de pedir a conta, através de um tablet é emitida a soma das parcelas, já com a conversão, em tempo real, de euros para a criptomoeda escolhida. Através de um QR Code gerado, o cliente só tem de apontar o seu smartphone – não há qualquer tipo de toque nos aparelhos. A seguir a fatura é emitida em euros e com número de identificação fiscal.
Chegar a mais clientes não é único objetivo da campanha. “Mais do que chegar a novos clientes, queremos servir melhor quem vem comer ramen ao nosso restaurante”, diz António Carvalhão, cujos principais clientes são pessoas entre os 28 e os 35 anos, urbanas, apreciadoras de tecnologias novas, que viajam bastante e conhecem as tendências atuais. A nova forma de pagamento entrou em vigor há uma semana e a adesão foi superior à esperada. Pensaram que duas vezes por mês, um ou outro cliente estrangeiro usasse criptomoeda. Mas, entretanto já foram feitos cerca de oito a dez pagamentos numa semana e apenas comensais portugueses. “Há uma comunidade entusiasta da criptomoeda, com a qual queremos começar a trabalhar o quanto antes. Há pessoas que estão ávidas por começar a pagar assim. Além do que investem e ganham, também querem gastar”, garante António Carvalhão.
Apaixonados pelo Japão, em especial pela cultura inovadora e disruptiva desse país asiático, António e João quiseram apostar no uso das criptomoedas como forma de pagamento no seu restaurante, depois de os dois, em novembro de 2020, terem começado a investir em criptomoedas. “Consideramos um investimento interessante para fazermos pessoalmente.” Por coincidência, o criador da Bitcoin, Satoshi Nakamoto, também é japonês. “Acreditamos no projeto a longo prazo. Como pode vir a valorizar cada vez mais e a gerar novos serviços e métodos de pagamentos, mais seguros, por vezes de forma mais económica e mais rápida do que os métodos de pagamentos tradicionais”, acrescenta António. “Na essência é uma descentralização do que fazemos com intermediários, processos morosos e mais onerosos.”
António Carvalhão ainda não usa criptomoeda como forma de pagamento, mas sabe que há interesse por parte do consumidor. Este verão, numas férias passadas em Ibiza, uma das ilhas Baleares em Espanha, passou por dois mercados hippies, em que algumas das bancas de venda de artesanato já aceitavam pagamento em Bitcoins, por exemplo.
“Acredito que quando os meus filhos pequenos forem adultos será a forma de fazerem pagamentos”, prevê António.
A aprenderem de forma autodidata a trabalharem com as várias moedas virtuais, para já recebem os pagamentos na sua conta virtual, que depois são convertidos em euros e depositados na conta bancária do restaurante. “Do nosso lado fica sempre em euros. No final as contas têm de bater certo.”
António sabe que a situação ainda é embrionária e há muitas coisas que precisam ser melhoradas, como a velocidade a que as transações acontecem, por exemplo, pois nem sempre são instantâneas, e o cliente não pode ficar no restaurante à espera.
Além dos deliciosos ramens, quem pagar com moeda virtual terá a oferta de um cocktail batizado Satoshi Nakamoto, feito com whisky japonês Nikka, café, sementes de sésamo tostadas e pepitas de yuzo.
Ajitama Ramen Bistro > Av. Duque de Loulé, 36, Lisboa > T. 96 776 1997 > ajitama.pt