Todo o português conhece bem a simples receita da bifana, um dos típicos pratos do País: são febras de porco que se colocam dentro de pão aquecido, depois de cozinhadas numa frigideira em base de alho e vinho, que podem ser temperadas com mostarda ou molho picante. Simples, não é? Para o chef britânico Gordon Ramsay que esteve em Portugal a gravar um episódio da terceira temporada do seu programa “Uncharted”, não é.
O profissional de cozinha, conhecido pelo seu comportamento pouco amigável em relação aos participantes em diversos concursos de televisão relacionados com cozinha, publicou um vídeo nas suas redes sociais onde explica como se faz uma bifana portuguesa. “Estou em Portugal esta semana a preparar aquele que pode ser uma dos melhores sandes de porco de todo o mundo…a bifana!”, escreveu o chef de 54 anos na sua conta de Twitter.
Até aqui tudo bem, todos os portugueses concordam que a bifana é a melhor sandes de porco do mundo. O problema começou quando Ramsay cozinhou uma bifana que nada tem de bifana: esta versão contém queijo, presunto, pimentos e salada, o que desvirtua totalmente, pelo menos a avaliar pelas reações online, o sabor original das bifanas. Os comentários negativos dos portugueses não tardaram a aparecer. “Ramsay, apresento-lhe a bifana. Quando voltar a Portugal, experimente por favor uma bifana a sério”, escreveu uma utilizadora do Twitter, numa publicação com uma fotografia de uma bifana original. “Queijo? Desde quando se derrete queijo com carne de porco?”, perguntou outra utilizadora.
Um outro utilizador do Twitter publicou uma fotografia de um golfinho e escreveu “Em Portugal, cozinhamos isto tradicionalmente. Chama-se “sardinha assada”. Devia experimentar”, brincou.
Não é a primeira vez que o chef britânico é criticado por desvirtuar a cozinha portuguesa. No seu programa, já tinha apresentado um pequeno-almoço que não era tipicamente português e cozinhado uma carne de porco à alentejana com ingredientes que não são utilizados na receita original. “Querido Gordon, mais uma vez, estou extremamente grato pelo rigor com que interpreta a cozinha tradicional portuguesa”, começou por escrever, em tom irónico, um utilizador do Twitter. “Por favor, não preste atenção aos comentários contundentes dessas pessoas invejosas, elas não sabem nada! Você, senhor, merece, definitivamente, receber o nosso maior elogio: “Grande labrego”!”, acrescentou.
Também o deputado do PSD Duarte Marques utilizou o Twitter para ridicularizar esta receita de Ramsay. “Parece bastante bom mas não é uma bifana. Vá a Vendas Novas e prove uma verdadeira”, escreveu.
O episódio do seu programa da National Geographic onde o chef de cozinha prepara esta e outras comidas (alegadamente) tradicionalmente portugueses já foi transmitido nos EUA. Em Portugal, onde Ramsay esteve a gravar, pode ser visto a partir do dia 15 de outubro, mas a receita já está disponível no seu site oficial. Pode visitá-lo, se quiser aprender a cozinhar… tudo menos uma bifana verdadeiramente portuguesa.