Para publicitar uma das forças que integram a Marinha Portuguesa e que mais perícia exigem aos militares, as relações públicas daquele ramo aproveitaram o episódio do desaparecimento de Noah Bragança Fans, o menino de dois anos e meio que esteve desaparecido numa zona de mato durante mais de 30 horas, em Proença a Velha, uma aldeia de Idanha a Nova.
No perfil oficial no Facebook, esta sexta-feira, a Marinha lançou o desafio ao pequeno – que resistiu sozinho numa área de difícil acesso, rodeado por ribeiras e arvoredo -, para que, ao chegar a adulto, venha a integrar as fileiras dos Fuzileiros.
“Noah, aqui fica a folha de inscrição para os Fuzileiros, quando tiveres 18 anos, caso queiras concorrer. Depois mais tarde podes vir a fazer parte do Destacamento de Ações Especiais, onde as táticas de sobrevivência são fundamentais. Entretanto, aproveita com a família a tua infância. Todo um país ficou muito feliz com o teu regresso, são e salvo”.

O mesmo repto, para publicitar aquele corpo militar que conta com cerca de 1300 ativos, foi deixado no Twitter.
Os Fuzileiros são um corpo militar da Marinha cujo treino é muito exigente, preparando os militares para situações de extrema resistência em terrenos difíceis.
Esta publicação no Facebook já ultrapassou mais de cinco mil partilhas, além de ter originado mais de 10 mil likes. As opiniões dividem-se entre os que louvaram o humor do post e os que criticam o facto de ser inoportuno e de mau gosto.
Noah, que permanece sob observação no Hospital de Castelo Branco, desapareceu da casa onde vive com os pais e uma irmã, de seis anos, na manhã de quarta-feira. Só foi encontrado um dia e meio depois, numa área que dista mais de quatro quilómetros em linha reta da casa de família.