Não é de agora o fascínio do Dubai pelas alturas. O mais famoso dos sete Emirados Árabes Unidos já tinha o edifício mais alto do mundo (o Burj Khalifa, com 828 metros), o hotel (o Hotel Génova, com 356 metros) e até a roda-gigante (a Ain Dubai, com 210 metros do diâmetro), mas ainda não tinha a piscina infinita “mais próxima do céu”. Agora já tem.
Inaugurada esta semana, no topo de um edifício de 77 andares, a nova recordista – já inscrita no Livro do Guinness, após destronar uma em Singapura – fica situada a 294 metros de altura. Estende-se ao longo de mais de 94 metros, quase o dobro do comprimento de uma piscina olímpica, e tem uma largura próxima dos 17 metros. No total, são cerca de 500 metros cúbicos de água, para uma profundidade máxima de apenas um metro e 20 centímetros. Só os hóspedes acima dos 21 anos a podem frequentar.
A piscina faz parte do recém-inaugurado (em dezembro) Adress Beach Resort, que ocupa uma das torres gémeas de um novo arranha-céus na praia de Jumeirah, ligadas na base, do primeiro ao 13º andar, e no topo, do 63º ao 77º. A outra torre é constituída por apartamentos particulares, e a junção na parte superior valeu outro recorde do Guinness ao projeto – o de andar mais alto do mundo com este tipo de arquitetura, a 294 metros do chão.
Com vista para a marina, para a roda-gigante e para algumas das célebres ilhas artificiais do Dubai, uma noite para duas pessoas no Adress Beach Resort, em junho, ronda os 300 euros no Booking, com pequeno-almoço incluído. Este vídeo panorâmico enquadra o cenário que se vê lá do alto.