O atalho permite aos utilizadores gravar a sua interação com a polícia quando são mandados parar. Inicialmente chamada “Police”, tem agora o nome “I’m Getting Pulled Over” (“estou a ser mandado encostar”) e é bastante popular nos Estados Unidos desde o caso de George Floyd, em maio de 2020.
Criado em 2018, por Robert Petersen, um americano do Arizona que o partilhou do Reddit, a ideia é assegurar que o utilizador fica com uma prova da sua versão dos acontecimentos, caso tenha algum problema com a polícia.
A aplicação Atalhos (Shortcuts) faz parte da atualização do iOS 12 da Apple, disponível desde 2018, que permite criar automações, despertadas por voz, através da Siri, para a criação de rotinas no telefone. Ou seja, através de pequenas frases ou ao tocar num determinado botão, poderá despertar uma série de tarefas que o telemóvel irá executar. Apesar de cada utilizador poder criar os seus próprios atalhos, pode também fazer o download de atalhos já pré-definidos, como é o caso da “I’m Getting Pulled Over”.
No caso da automação de Robert estas tarefas são a interrupção da música, caso esta esteja a tocar, a diminuição da luminosidade do ecrã, bem como do volume, enquanto aciona o modo “Do not distub”. O destinatário que for escolhido como contacto de emergência irá receber a informação de que o utilizador está a ser mandado parar, bem como a localização do mesmo. Será, ainda, acionada a câmara frontal ou traseira, que iniciará a gravação de um vídeo, que só é interrompido quando o utilizador o parar. Este registo será automaticamente enviado para o contacto de emergência, para a iCloud ou para a Dropbox.
Como consigo pôr o “I’m Getting Pulled Over” a funcionar?
O primeiro passo será, então, tem um iPhone, uma vez que a aplicação não se encontra disponível para Android. Seguidamente, é preciso seguir estes passos:
- Permitir atalhos “não seguros”
Como o atalho é feito por outra pessoa e não pelo próprio utilizador, o iPhone irá considerá-la como não sendo de confiança. É, então, necessário mudar as definições para permitir a utilização de atalhos “não seguros” antes de fazer o download. Basta ir às definições selecionar a aplicação Atalhos e permitir o uso de atalhos “não seguros”. Para que isso seja possível, o utilizador tem de ter, pelo menos, um atalho realizado pelo próprio a funcionar antes de conseguir usar atalhos criados por terceiros (para isto basta ir a Atalhos, clicar no +, adicionar ação e escolher um dos apresentados).
2. Fazer download da automação
Ao clicar neste link através do iPhone no navegador Safari a aplicação Atalhos irá abrir a automação. É necessário depois clicar em “Adicionar atalho não fiável”. Seguidamente é preciso programar o atalho e definir quem é o contacto de emergência que irá receber a localização e o vídeo e clicar em “feito”. De volta à aplicação Atalhos, o utilizador tem de clicar nos três pontinhos que aparecem ao lado do novo atalho e selecionar a opção de permitir o acesso da aplicação à localização, enquanto esta estiver a ser usada. Será também necessário dar acesso às mensagens, fotos e câmara, sendo possível escolher entre a câmara frontal ou traseira. Por fim tem de se escolher se os ficheiros são enviados para a iCloud Drive, a Dropbox ou nenhuma das duas.
3. Ativar o atalho
Por fim para ativar o atalho é bastante simples: basta ativar a Siri, ao pressionar o botão de bloqueio ou o botão de início, ou por voz dizendo “Hey, Siri”. Quando esta estiver desperta é só dizer o comando do atalho: “I’m getting pulled over”. E o atalho está ativo.