Os números da Gartner mostram que a Apple vendeu 79,94 milhões de smartphones no último trimestre de 2020, mais que os 62,17 milhões registados pela Samsung. O feito, inédito desde 2016, pode ser explicado pelo lançamento do iPhone 12 e pela ‘falta’ da fabricante sul coreana em ter um modelo novo para capitalizar a época das festas.
Em 2019, no último trimestre, a marca da ‘maçã’ registou 69,6 milhões de iPhones vendidos, lembra o ArsTechnica. Apesar do registo positivo para a Apple, o segmento dos smartphones registou uma quebra de 12,5% no total do ano e de 5,4 no trimestre, face aos períodos homólogos. No último trimestre de 2020, a quebra terá sido inferior devido ao interesse nos novos modelos 5G e nos telefones de gamas média e baixa.
O ano de 2020 não foi positivo para a Samsung: apesar de continuar a liderar nas vendas totais, a empresa registou uma quebra de 14,6%. Os rivais Xiaomi, Oppo e Vivo, por sua vez, continuaram a crescer. A maior quebra, no entanto, vai para a Huawei, que viu baixar os volumes de vendas em 24,1%.
Ainda na Apple, o iPhone 12 mini foi o menos escolhido pelos consumidores, tendo as preferências recaído sobre o iPhone 12 e sobre a versão Pro.