O antigo presidente de uma das maiores agências de modelos do mundo, a Elite, está a ser investigado por suspeitas de violação e agressão sexual a quatro mulheres – uma delas menor de idade – entre os anos de 1980 e 1988.
Gérald Marie , ex-marido da supermodelo Linda Evangelista, foi presidente da Elite Models Europe durante 25 anos, tendo representado figuras como Naomi Campbell, Claudia Schiffer e Cindy Crawford.
Segundo a Procuradoria-Geral de França, Marie encontra-se sob investigação devido a uma denúncia de violação e agressão sexual feita por Lisa Brinkworth, uma ex-jornalista da BBC que estava infiltrada na Elite Models para produzir um documentário sobre assédio sexual no mundo da moda, e três modelos da agência.
As acusações podem nunca chegar aos tribunais, uma vez que os crimes podem ser considerados prescritos.
No entanto, Lisa Brinkworth espera que o ex-presidente da Elite seja responsabilizado, acrescentando que não veio a público mais cedo devido a um acordo celebrado entre a BBC e a agência de modelos que a impediu de falar sobre o caso, na sequência de um processo de difamação contra a estação televisiva britânica.
Em resposta, Marie disse ao jornal Sunday Times que negava “categoricamente” as acusações e que seria inapropriado fazer mais comentários.