Chamam-lhe Phil the Fixer, tem 27 anos e a sua conta do Tik Tok tem um milhão de likes, além de outros 38 mil seguidores. E o que pretende Philip Aiken, o jovem americano que fez mestrado em energia renovável na Noza Zelândia? Apelar à nossa consciência: para a proteção do meio ambiente, o risco imenso das alterações climáticas e a importância da biodiversidade. Aborrecido? Os seus vídeos já se tornaram virais entre os adolescentes.
A diferença está na forma como o faz. Porque consegue adotar um tom cómico e de proximidade para cativar o seu público. As descrições que acrescentou aos vídeos são igualmente apelativas. E para todos os gostos e preocupações. Por exemplo: “A reparação do solo elimina o carbono. Mas também cria biodiversidade, limpa e restaura o abastecimento de água e torna os alimentos mais nutritivos”, pode ler-se numa das decrições desses vídeos.
Antes de criar a conta do Tik Tok, Aiken alimentou também um podcast intitulado “Apenas para salvar o mundo”. Era ali que reunia as histórias de pessoas que se dedicam ao ativismo climático. E também de especialistas em energias renováveis, permacultura, justiça ambiental, edifícios amigos do ambiente e estilos de vida sustentáveis.
Como conta o Guardian, Aiken recebe regularmente mensagens de pessoas a questionar acerca de tópicos relacionados com jardinagem, sustentabilidade ambiental e opções de cursos universitários relacionados a preservação do planeta. Mas o seu sonho é outro. Queria ser professor. “É bom poder influenciar as gerações mais novas desta forma”.