É sabido: quanto mais ofertas de televisão temos, mais solitária se torna a prática de ver séries, sobretudo para os fiéis consumidores de conteúdos a pedido ou plataformas. Mas é um sentimento que parece ter os dias contados, agora que uma nova forma de o fazer se está a tornar cada vez mais popular. A mais conhecida chama-se Watch Party e permite colocar o episódio que deseja e vê-lo ao mesmo tempo que os seus amigos, mesmo que estejam longe.
No Amazon Prime Video, por exemplo, é uma funcionalidade que começou até a ser incluída no pacote dos assinantes do serviço nos EUA. Como funciona? O anfitrião pode organizar a visualização coletiva, incluindo um máximo de 100 pessoas. Depois, é ele quem decide quando o episódio ou filme começa a passar. E, se quiser, pode fazer uma pausa ou outra, o que também se aplicará aos seus convidados. Além disso, permite também uma conversa paralela para que os presentes possam comentar o conteúdo em tempo real
A ferramenta, que não é propriamente nova, foi mais uma que ganhou notoriedade nestes tempos de pandemia, muito justificada pela necessidade de desenvolver atividades em conjunto apesar da distância – algo que era, até à data, uma função exclusiva da televisão tradicional.
Nem é, sublinhe-se ainda, caso único. Afinal, a HBO já desenvolvera o Scener, um plug-in para 20 utilizadores, e o Netflix apresentara também há algum tempo o Netflix Party há anos, igualmente uma extensão do Google Chrome que permite a diferentes utilizadores assistir a episódios ao mesmo tempo.