A primeira missão espacial que envolve uma empresa privada foi bem-sucedida. A cápsula Dragon, construída pela SpaceX, empresa de Elon Musk, acoplou à Estação Espacial Internacional às 15h16 minutos, quando se encontravam em órbita, sobre a fronteira da China e da Mongólia. A cápsula fora lançada no foguetão Falcon-9 a partir do Centro Espacial Kennedy, em Cape Canaveral, Florida, EUA, ontem, sábado, às 15h22 hora local (19h22 hora de Portugal Continental).
Toda a manobra de aproximação e acoplagem foi automática, pelo que os astronautas da NASA, Doug Hurley and Bob Behnken, não tiveram de intervir, tal como estava planeado. Os protagonistas desta missão histórica juntaram-se assim aos astronautas americanos e russos que se encontram a bordo da Estação Espacial Internacional.
Pouco antes da partida, os dois homens batizaram a cápsula da SpaceX, uma tradição entre astronautas desde a década de 60. O nome escolhido foi Endeavour – que se pode traduzir por empenho ou esforço. Este era também o nome do vaivém Endeavour, no qual Hurley e Behnken fizeram o seu primeiro voo espacial, assim chamado em honra do navio de James Cook, na sua viagem até à Austrália e Nova Zelândia, no século XVIII.
O objetivo desta missão é abrir as viagens espaciais de rotina ao setor privado.