Há mais de 40 anos que Laudalina e Juvelina Amaral, duas irmãs naturais da Ilha de S. Miguel, nos Açores, eram proprietárias de um mercado familiar de produtos nacionais na comunidade portuguesa de de emigrantes em Fall River, nos Estados Unidos. A notícia da morte das duas irmãs foi recebida no dia 14 de março e apanhou de surpresa as dezenas de portugueses que habitualmente frequentavam o chamado Mercado Amaral. Uma das filhas de Laudalina, Grace Amaral-Dias, 40 anos, também faleceu da doença.
Desde 1978, que Laudalina Amaral, 82 anos, e Juvelina Amaral, 76 anos, mantinham um pequeno negócio familiar de venda de produtos alimentares, alguns bem portugueses. De sorriso fácil e uma enorme generosidade, as duas irmãs dividiam o seu tempo entre o mercado e a igreja. “Elas eram mulheres de Deus”, referiu Jack Silva pastor na Igreja de Fall River onde as irmãs eram presença assídua. À publicação The Boston Globe, o pastor recordou ainda a doçura do trato de Laudalina: “Ela dizia sempre: “Eu amo-te, amo-te, minha querida” para todas as pessoas na igreja” sem quaisquer diferenças entre alguém que conhecia há anos ou simplesmente acabava de conhecer. “Elas adoravam abraçar e beijar todas as pessoas”, rematou.
A notícia da morte das duas irmãs e de uma das filhas de Laudalina espalhou uma onda de tristeza pela comunidade de emigrantes a viver na cidade. Junto à porta do Mercado Amaral multiplicaram-se rapidamente as homenagens: muitas flores, velas e mensagens recordaram a vida inseparável de Laudalina e Juvelina: “Elas estavam sempre juntas. Pode não soar bem, mas até mesmo na morte”, concluiu o pastor da igreja.
Grace Amaral-Dias, 40 anos, filha de Laudalina, acabou também por falecer com Covid-19 no dia 14 de março . Na vizinhança todos a conheciam desde pequena e tal como a mãe e a tia, Laudalina e Juvelina, Grace era uma figura sempre presente no mercado, onde sempre trabalhou desde criança. Conhecida pelo sorriso radiante, Grace deixa o marido e uma filha pequena. No Facebook são muitas as mensagens de homenagem deixadas por familiares e amigos: “A imagem de marca da Grace era a sua bondade e doçura; sentirei muito a tua falta”, escreveu um amigo; “Graças a ti, casei com o amor da minha vida”, pode ler-se noutro comentário.
Agora, o Mercado Amaral encontra-se encerrado ao público por decisão da família: “A família Amaral quer agradecer a todos pelos vossos comentários e preocupações sobre o nosso recente encerramento. Queríamos que soubessem que a opção de fechar o estabelecimento foi nossa. O Conselho de Saúde não esteve envolvido. Ao fazer isto, estamos a zelar para manter os nossos clientes a salvo, bem como os funcionários seguros e saudáveis”, pode ler-se num comunicado publicado no dia 7 de abril na página de Facebook do Mercado Amaral.
Atualmente, no estado americano de Massachusetts vive a maior comunidade de emigrantes portugueses dos EUA, representado cerca de 44% da população em Fall River e 38% em New Bedford.