Quando familiares e amigos visitam um recém-nascido, há algumas coisas que devem – e não devem, de todo – fazer e foi isso que Tina Madelina, parteira e utilizadora do Facebook, partilhou na sua página. Numa publicação escrita na perspetiva de um bebé – o seu neto recém-nascido – a avó começou por dizer que “quando se trata de visitantes, os pais têm de ser, muitas vezes, os ‘maus da fita'”, antes de enumerar “as sete regras” a seguir por todos os que visitam os bebés nos primeiros tempos de vida: “Não me beijes em nenhum lugar, em nenhum momento, não importa o quão delicioso eu seja”, escreveu, no primeiro ponto. “Na verdade, não encostes o rosto à minha cara ou às minhas mãos e lavas as tuas antes de me tocar”, continuou.
Outras “regras” como não tirar o bebé do “ovo” ou do berço e devolvê-lo aos pais assim que comece a chorar e fazer visitas rápidas (menos de uma hora) foram escritas pela parteira.
E, no que diz respeito a levar crianças para as visitas, Tina também tem uma opinião. “Não és tu, sou eu”, brinca. “Eu nasci com fobia a germes e vai demorar alguns meses até que me habitue a este mundo sujo. E não perguntes aos meus pais se podes ou não trazer os teus filhos, porque eles não gostam de dizer não”, escreveu.
O post data de 2015, mas ganhou mais alcance nos últimos dias, tendo sido partilhado mais de 120 mil vezes no Facebook, até agora. Há comentários que apoiam estes conselhos e outros que discordam totalmente, mas Tina diz que o objetivo da publicação foi precisamente “promover uma discussão” saudável que possa ajudar pais e familiares e não julgar a forma como os pais agem com os filhos recém-nascidos.