Uma das grandes implicações para quem decide ter filhos, é a roupa que tem de ser comprada constantemente tendo em conta a velocidade com que as crianças crescem. Na maioria das vezes ainda se encontram em bom estado no entanto perdem, num abrir e fechar de olhos, toda a utilidade. No entanto um jovem de 24 anos encontrou a solução ideal que irá agradar a muitos pais: roupas que acompanham o crescimento das crianças. Sim é mesmo isso, à medida que as crianças crescem, as roupas também crescem.
Ryan Yasin, designer britânico licenciado em engenharia aeronáutica, é o autor da ideia que resolve o problema da velocidade com que as roupas deixam de servir às crianças. Petit Pli é uma linha de roupa infantil impermeável, reciclável e com um revestimento hidrofóbico, que possui um sistema de plissagem inovador que permite que a roupa cresça em múltiplas direções, voltando, também, ao tamanho original.
Após perceber o quão frustrante era a compra de roupa para os pais, Yasin desenvolveu uma ideia que, para além de economizar o dinheiro dos pais e reduzir o desperdício na indústria da moda, permitiu que vencesse o prestigiado concurso de design de estudantes, o James Dyson Award no Reino Unido.
“É projetado para um ajuste contínuo, por isso nunca será pequeno demais ou grande demais. Muda sempre a sua forma e adapta-se à criança, mesmo em movimento. Assim, quando a criança corre, as pregas deformam-se em ambas as direções, dobrando ou expandindo, e movendo-se em sintonia com a criança” disse Yasin à Reuters.
Petit Pli é uma linha de roupa projetada para crianças dos seis meses aos três anos sendo que o tecido utilizado permite o ajuste perfeito ao corpo da criança. Yasin inspirou-se na antiga arte japonesa de origami para a concepção desta linha.
Apesar da linha de roupa ainda não estar disponível no mercado, Petit Pli está já na fase final de prototipagem e em breve passará para a linha de produção.