O negócio do russo que vende “ar abençoado de Fátima” deu que falar nas redes sociais. Há quem lhe chame uma parvoíce, há quem ache genial e há quem tenha pena de não ter tido a mesma ideia mais cedo. A venda de ar enlatado pode parecer uma coisa estranha mas é um negócio em ascensão. Conheça os outros países onde a moda já pegou:
Espanha
Menos de uma semana depois da notícia insólita do ar abençoado de Fátima, o jornal El Mundo noticia o ar de Ibiza que “pesa 0 gramas, é 100% puro sem aditivos, feito em Espanha e sem glúten”. A ideia do italiano Gianluca Pomo surgiu há cerca de dois meses, quando passeava com um amigo, e em poucas semanas o produto já contava com 20 expositores repartidos pelos negócios da ilha.
Para que o ar tenha mais efeito, a lata tem o seguinte conselho: “feche os olhos e respire fundo, imagine o azul como a cor do nosso mar, recorde a luz sensacional da ilha, não se esqueça do nosso pôr do sol, dê espaço à emoção, não abandone os seus sonhos e viva com optimismo.”
O próprio Gianluca vende as latinhas de ar na sua gelataria artesanal, e os preços variam entre os 3.90€ e os 5.90€ por lata. Brevemente, irá ser possível adquirir uma lata destas através da internet.
Canadá
Primeiro encheram uma saca de ar das Montanhas Rochosas e venderam-na no Ebay por menos de 50 cêntimos. Voltaram a fazer o mesmo e desta vez tiveram um lucro de quase 125 euros. Foi aí que perceberam que podiam começar um negócio com o ar puro das rochas.
O que começou como uma brincadeira, rapidamente se tornou num negócio de sucesso. O primeiro lote de 500 garrafas de ar da “Vitality Air” esgotou em apenas 4 dias. Quase todas as encomendas vieram da China, que na altura vivia sob alerta vermelho por causa do ar poluído.
Cada garrafa custa cerca de 11 euros, cinquenta vezes mais que o preço de uma garrafa de ar mineral na China.
Os chineses são os principais consumidores desta nova moda. Em 2013, um multimilionário vendeu latas cheias de ar das províncias chinesas pouco industrializadas por 50 cêntimos.
Reino Unido
Leo De Watts seguiu as pisadas da Vitality Air e criou um negócio a pensar nos consumidores chineses. Desde o seu lançamento, no final do ano passado, a empresa Aethaer já vendeu centenas de garrafas de ar puro de vários locais da Grã-Bretanha – incluindo Dorset, Somerset e País de Gales.
O ar pode ser recolhido no topo de uma montanha ou ao nível da água do mar, dependendo do pedido do consumidor, e a recolha é sempre feita por volta das 5h, quando o ar é mais fresco. “O ar mais frio significa que podemos colocar mais no recipiente, quando está mais quente não é possível colocar tanto”, explica De Watts
As garrafas de 580ml custam 95 euros, mas se comprar um conjunto de 15 garrafas tem um desconto de 1056 euros.
O paraquedista Jakob Aungiers tornou-se também um investidor neste negócio e recolhe, semanalmente, uma garrafa cheia de ar puro enquanto salta de paraquedas. Cada garrafa tem o preço inicial de 117 euros, mas brevemente chegará aos 217 euros. O paraquedista justifica o valor elevado das garrafas dizendo: “Não é apenas uma garrafa de ar. Fisicamente é, mas está a receber um produto premium. Tem um pouco de valor espiritual e simbólico”.
Mas não se vende apenas ar puro do Reino Unido. Há cerca de duas semanas, um jovem leiloou no Ebay uma garrafa cheia de ar de um concerto dos The Stone Roses. Inexplicavelmente, as licitações chegaram aos 75 mil euros.
“Está a licitar uma garrafa de ar tirado do concerto dos The Stones Roses no Etihad Stadium, em Manchester, sábado 18 de junho de 2016. Toda a atmosfera, antecipação e ecstasy de 60,000 pessoas a cantar com os corações – capturados para sempre nesta garrafa de vidro”, podia ler-se na descrição do item. “Se colocares a tua orelha junto à garrafa ainda consegues ouvir uma repercussão de desmaiar do solo de Squire (guitarrista)”.
A garrafa tinha até um certificado de autenticidade mas já não está disponível no Ebay.
Brasil
O brasileiro Alessandro Catenaci aproveitou o Campeonato do Mundo em 2014 para expandir o seu negócio de venda de ar enlatado.
O principal objetivo das latas é divulgar os pontos turísticos de cada cidade e do país. Em cada lata, a “fórmula” do ar local traz detalhes que podem fazer as pessoas lembrarem-se de onde passaram na sua visita. “Ela alivia a saudade com boas lembranças”, afirma o brasileiro.
No total existem seis latas diferentes: ar de Curitiba, Foz do Iguaçu, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e uma com o “genérico” de todo o Brasil. E custam cerca de 2,5€.
França
Em 2013, um jovem francês recorreu a um site de crowdfunding para angariar dinheiro para lançar o seu projeto “Air de Montcuq”, que é nada mais, nada menos do que o ar da cidade onde vive dentro de uma lata de 225ml.
Em apenas 3 semanas, o jovem recebeu mais de mil encomendas. Segundo Antoine Deblay, o jovem empreendedor, o sucesso deve-se sobretudo à dupla interpretação do nome da cidade Montcuq, que pode ser confundida com “mon cul”, algo como “o meu rabo”, na língua francesa. Cada lata custa 5,5€.
Em 2014, um artista de Beijing lucrou mais de 600 euros ao vender um frasco com ar que recolheu numa viagem a Provença, França.
Consiga o ar de mais de 20 cidades sem sair de casa
O site Etsy pode ser o paraíso para os amantes de ar, nele poderá encontrar ar de diversas de cidades, mas não é um ar qualquer, é a junção do ar recolhido dos pontos turísticos mais conhecidos das cidades. Por exemplo, numa lata de ar de Paris pode encontrar 20% de ar do Museu do Louvre, 20% da Catedral de Notre Dame, 25% da Torre Eiffel, 15% do Museu de Orsay, 10% da Avenida Champs-Elysées e 10% da Basílica de Sacre Coeur. Mas tenha atenção, apesar de as latas conterem ar 100% biológico é possível que encontre vestígios de “liberté, egalité e fraternité”. No total são 24 cidades diferentes, a maioria são cidades europeias e norte-americanas.
Para os românticos, há também ar que contém ingredientes como compaixão, felicidade, confiança e honestidade, desejo e paixão, entre outros.