“A recusa do FBI em fechar as brechas na segurança encontradas quando entrou no iPhone vai resultar na possibilidade de um ataque global até ao fim do ano”, começou por escrever Edward Snowden no Twitter, antes de partilhar o resto da “previsão”: “Pessoalmente, acho que vamos assistir a isso até ao final de agosto.”
O ex-analista da NSA refere-se ao braço de ferro entre a Apple e o FBI, que exigia que a empresa desbloqueasse o telefone encriptado de um dos autores do atentado de San Bernardino, que causou 14 mortos na Califórnia no início de dezembro.
A Apple recorreu aos tribunais para contestar a pretensão das autoridades, considerando a situação perigosa para a segurança dos dados dos seus clientes, apesar da ordem expressa em contrário, decretada por um juiz, em fevereiro deste ano.
O FBI acabou por retirar o caso da Justiça, depois de conseguir encontrar uma forma de aceder ao aparelho em causa, através de uma terceira entidade, com nome e método ainda por revelar.
Snowden já tinha defendido no Twitter o direito de a empresa se negar a cumprir o desejo dos investigadores federais norte-americanos.