Esqueça o futuro distante. Os carros inteligentes já estão na estrada
ULTRASSONS – Sensores na frente e traseira do veículo podem avisar o condutor de que corre perigo de bater; carros mais avançados usam estes sinais para auto estacionarem.
CÂMARAS – Câmaras exteriores leem as marcas da estrada de forma a evitar despistes. A combinação de imagens oferece uma visão ampla muito útil para o estacionamento em lugares apertados.
MICROFONES – Microfones estão sintonizados para comandos de voz, trabalhando para eliminar ruídos da estrada, por exemplo, para que alguém do outro lado da linha – ou a Siri – possa perceber o que se diz.
CÂMARA FACIAL – Câmaras apontadas ao condutor são concebidas para monitorizarem os padrões oculares do condutor e detetarem distração ou sono quando um humano está ao volante.
ASSENTOS ALERTA – Bancos inteligentes alertam o condutor para perigos, através de vibrações debaixo da coxa direita ou esquerda. Outros sensores detetam se o assento está ocupado para ativar os airbags em caso de colisão.
CARRO A CARRO – Ao transmitirem aos veículos próximos dados básicos acerca da sua direção e localização, os carros serão capazes de enviar e receber alertas acerca de perigos que os condutores não podem ver.
RADAR – Sensores de radar permitem uma velocidade de cruzeiro que mantém uma distância de segurança do carro que vai à frente, em vez de uma velocidade determinada. Podem avisar o carro para travar automaticamente.
Só mais um quilómetro
Os computadores de bordo dos automóveis são capazes de evoluir com o tempo. Vejamos como:
ANDROID AUTO – Lendo as suas mais recentes pesquisas no Google, o Android Auto vai-lhe sugerir destinos prováveis quando se puser ao volante.
APPLE CARPLAY – O Siri, o assistente digital da Apple, funciona com microfones dos carros para fazer chamadas e enviar mensagens através dos comandos de voz para que as mãos não larguem o volante.
AUDI MMI – O sistema da Audi pode usar uma imagem de qualquer coisa – por exemplo, uma foto de um prato de comida que um amigo enviou – para navegar para o local onde foi tirada a foto (partindo do princípio que esta contém as coordenadas GPS).
FORD SYNC – O AppLink da Ford permite aos condutores usarem aplicações de smartphone como o Pandora através de um sistema do carro; a Toyota anunciou em janeiro que vai adotar uma versão da mesma plataforma.
MERCEDES COMAND – O novo Mercedes Classe E terá controlos sensíveis ao toque no volante que respondem a passagens de dedo como os ecrãs do smartphone.