A partir de dia 18 de fevereiro, só para clientes Millennium, e depois de 25 de fevereiro a 6 de março para todos, abre a Restaurante Week, pela terceira vez estendida a muitos distritos do país (Lisboa, Porto, Évora, Peniche, Loulé, Coimbra e Funchal).
A lista daquele que já é considerado o maior acontecimento gastronómico português chega quase à centena de opções e pode ser consultada em restaurantweek.pt. Os restaurantes que aderem preparam menus especiais e cobram por eles o preço fixo de 20 euros – um valor bastante abaixo do que se pagaria noutra circunstância qualquer. Do total da conta, um euro reverte a favor das instituições Acreditar, que ajuda crianças com cancro, e Corações com Coroa, dedicada a defender a igualdade de direitos.
Este ano, há algumas novidades nos aderentes. Em Lisboa, é o caso do Insólito, Restaurante Chefe Cordeiro, Duplex ou Reserva by Olivier (em Cascais). No Porto, pode ir-se à Galeria do Largo e ao Gull, em Almancil, ao Henrique Leis, com uma estrela Michelin, e no Funchal, ao Design Centre Nini Andrade Silva.
O primeiro Restaurant Week aconteceu em Nova Iorque, nos EUA, em 1992, em parceria com a Fashion Week e com a ideia de chamar os clientes nas épocas de baixo fluxo na restauração. Na primeira edição, participaram 90 restaurantes. Hoje são mais de 10 mil e esta semana especial acontece em grandes cidades, como Madrid, Milão, Boston, Londres, Amesterdão e São Paulo. E Lisboa, claro!