Uma abstinência de apenas quatro semanas pode ser suficiente para o fígado começar a reparar-se, baixar a tensão arterial e o colesterol e reduzir o risco de desenvolvimento de cancro e diabetes, concluiu uma investigação do britânico Royal Free Hospital.
“Houve uma redução de 40% de gordura no fígado, [os participantes] perderam cerca de 3 kg de peso e os seus níveis de colesterol melhoraram,” anunciaram os investigadores
O estudo observou um total de 102 homens e mulheres relativamente saudáveis, na casa dos 40 anos, que aceitaram levar a cabo um “janeiro seco”. As mulheres bebiam em média 29 unidades de álcool por semana e os homens 31 unidades, bem acima das recomendações das autoridades de saúde britânicas – uma unidade equivale, por exemplo, a menos de metade de um copo de vinho ou meio litro de cerveja.
Quatro semanas depois, as análises e exames mostraram que os seus fígados já tinham começado o processo de auto-reparação. A resistência à insulina – que mede o risco de diabetes – também reduziu, perderam peso, a tensão arterial baixou e a sua concentração e qualidade de sono melhoraram.
«Os resultados foram surpreendentes», admite o professor Kevin Moore, que faz parte do grupo de investigadores responsáveis pelo estudo. «Se houvesse um medicamento capaz de fazer isto, seria um mercado multi-milionário».