A maioria das pessoas aproveitam os 20 anos para tentar perceber o que significa ser adulto. E o processo não é nada fácil.
Para descobrir os erros que mais se comete aos 20, a Time foi ao Quora, site de perguntas e respostas, ver quais as respostas mais comuns às etiquetas “O que é que as pessoas nos seus 30/40 anos e mais velhas olham para trás na vida, quais são os arrependimentos mais comuns que têm?”,”Quais os mitos mais comuns que nos apercebemos aos 20?”e, “Como é que alguém com 22 anos deve investir o seu dinheiro?”
Aqui estão os erros mais comuns que cometerá/cometeu aos 20:
-
1. Educação e o talento são o suficientes para se ser bem sucedido
É ótimo ser inteligente, ter talentos naturais e tirar cursos em universidades de elite, mas não garantem nada se não se trabalhar arduamente. Ter habilidades sociais, saber a quem pedir o quê e ter uma mente aberta são também indispensáveis.
-
2. Não poupar dinheiro
Embora a reforma pareça algo muito distante, é importantíssimo saber poupar o mais cedo possível. Pode haver emergências e ter dinheiro de lado evitará uma bola de neve de problemas financeiros.
-
3. Dinheiro não é sinónimo de felicidade
Prestigio e um salário gordo podem com certeza gerar felicidade, mas há muito mais no sucesso que isso. Escolher um emprego que pague mais em vez de uma emprego em que faz o que gosta será uma arrependimento diário.
-
4. Falta de cuidado com a saúde
Com a idade, ir a festas todos os dias já não irá parecer tão divertido – as ressacas serão tão más que a ideia de sair à noite se tornará ridícula.
Por se sentirem eternos, os jovens têm tendência a esquecerem-se de ter cuidado com a saúde o que pode ter consequências gravíssimas no futuro.
-
5. Desistir quando as coisas se tornam difíceis
Terminar uma relação ou ser despedido podem ser experiências devastadoras, principalmente quando encaradas pela primeira vez. Mas sentirmos pena de nós próprios não é uma opção. A resposta é usar os erros como oportunidade de aprendizagem e melhoria pessoal.
-
6. Há uma tendência para adiar tudo
Mito: Serás incrivelmente bem sucedido e já terás tudo percebido aos 30 anos.
Pode ser tentador pôr de lado certas coisas, pensando continuamente que mais tarde se terá tempo para elas. Mas às vezes pode ser tarde demais para mudar de carreira, fazer um curso ou começar uma família.
-
7. Agradar a toda a gente
Quando se começa uma carreira é normal querer parecer o mais amigável e social possível, principalmente perto do patrão, mas nem toda a gente irá gostar de nós e é algo que tem que se aceitar naturalmente e sem stress.
-
8. Todas as amizades duram para sempre
Quando a distância separa amizades, há uma tendência muito maior para a seletividade. É nesta altura que se vê quem são os verdadeiros amigos. Tem também que se aprender a aceitar que cada um tem a sua vida e que é difícil conciliar uma vida profissional, familiar e social.
-
9. Pensar que mudar de sítio resolve problemas
Viajar e viver no estrangeiro podem ser experiências enriquecedoras culturalmente, e quando se tem 20 e tal anos é altura ideal para o fazer. Mas isso, só por si, não fará com os problemas desvaneçam.
-
10. Ver o mundo a preto e branco
Muitas pessoas nos seus 20 anos são apanhadas em absolutos. Às vezes uma coisa não anula a outra, é preciso ter isto em atenção e tentar conciliar.
-
11. Planeamento exagerado
É difícil prever onde se vai acabar ou o que se vai acabar a fazer”. Por isso, não vale a pena andar a stressar com planos de 5 anos e mais vale focar em objetivos imediatos.