Realizar exercícios de dois minutos pode ter benefícios para o coração. Longos períodos de exercicio podem ser bons, mas há fortes beneficios em sessões curtas de atividade intensa, como saltos em estrela.
Os cientistas da Universidade Newcastle prescreveram um regime de breves períodos de exercício a um grupo de pacientes com diabetes tipo 2. Foram registados sinais de danos cardíacos serem reparados no espaço de 12 semanas.
Michael Trenell, líder do estudo, disse: “Não há razão para os resultados não poderem ser aplicados a outras pessoas.”
Diabetes tipo 2, está muitas vezes associado com obesidade, que leva a mudanças na estrutura do coração, aumentando a chance de ataques cardíacos ou AVC’s.
Os investigadores estudaram 12 pacientes fazendo pequenos períodos de bicicleta, repetidos 5 vezes, 3 vezes por semana durante 12 semanas.
No início, cada um demorava 2 minutos, mas foram sendo adicionados 10 segundos por semana até chegar aos 3 minutos e 50 segundos.
Exames de coração mostraram que o grupo que fez os exercícios apresentou muito mais beneficios que o grupo que não fez.
Professor Trenell clarifica, no entanto, que tanto os exercícios curtos como os longos são bons – “Não estou a dizer que pequenos períodos de exercício intenso são melhores que períodos longos de exercício moderado – são os dois bons (…) Mas pode ser desencorajador para algumas pessoas fazer longos períodos de exercício, então estamos a mostrar que pequenos períodos também podem ser eficientes.”
O estudo foi publicado no jornal Diabetologia.