O fim de agosto representa, para muitos, o regresso ao trabalho. Dizer adeus ao sol, ao mar e à liberdade pode parecer o fim do mundo.
O The Telegraph falou com cinco especialistas para recolher algumas dicas para atenuar a melancolia do regresso ao trabalho.
Octavius Black, CEO da Mind Gym e coautor do The Mind Gym: Achieve More by Thinking Differently
Organize o trabalho conforme o seu ritmo natural: Tente coordenar as suas tarefas mais desafiadoras com a sua melhor altura do dia. Se é uma pessoa que gosta das manhãs, por exemplo, não comece por ler os seus e-mails. Em vez disso, deixe os e-mails para quando estiver numa fase menos boa.
Repense as suas reuniões: Antes de aceitar e marcar uma reunião, pergunte primeiro qual é o objetivo e o que o organizador precisa de si. As reuniões são para tomar decisões e onde há discussão, ao invés da partilha de informação. Se todos se prepararem adequadamente, a reunião pode ser limitada até apenas uns 15 minutos. Evite comer e beber nas reuniões – assim tendem a demorar mais tempo.
Edite cada e-mail, cortando o seu comprimento em pelo menos 50 por cento: Escrever um e-mail curto significa que é mais provável que o recetor o leia. Tome uma decisão rápida e escreva uma resposta curta, que por sua vez, lhe irá poupar algum tempo. Cinja-se aos factos e mantenha as coisas simples e claras.
Defina objetivos: No início de cada semana, estabeleç três objetivos que deseja alcançar até sexta-feira, assim como as pessoas que pretenda ter ao seu lado. Se conseguir manter-se firme ao plano inicial, terá mais hipóteses de atingir pelo menos alguns dos objetivos.
Mantenha-se longe do seu smartphone: Se está aborrecido ou irritado, tente não fazer chamadas ou escrever e-mails. Um e-mail ou uma chamada “a quente” só lhe causará mais problemas, porque depois terá de pedir desculpas ou até mesmo, reconstruir um relacionamento. Tente abstrair-se do ambiente de trabalho durante uma hora, e depois voltar mais calmo e poder, assim, agir em conformidade.
Kerry Hannon, colonista no The New York Times e autora do livro Love Your Job: the New Rules for Career Happiness
Assuma o poder: Imagine-se como um empresário e tome a sua carreira como um negócio individual. Pense na marca da empresa, reconheça quem são os seus clientes e os seus chefes. Mantenha-se atualizado sobre as tendências da sua indústria e procure novas formas de acrescentar valor.
Aprenda a ser simpático: Ninguém ganha quando existe fricção no local de trabalho. Faça um esforço para se dar bem com todos os seus colegas de trabalho. Por fim, sorria mais. As pessoas que sorriem e riem no trabalho são mais empenhadas nos seus postos.
Foque-se naquilo que realmente gosta de fazer: Considere as coisas que gosta mesmo de fazer no trabalho e depois proponha ao seu chefe dedicar-se mais a elas. Tente não estar nervoso ao perguntar – o seu chefe por norma quer que você tenha sucesso. Aponte diariamente, três coisas pelas quais é grato. A gratidão pelas partes boas do seu trabalho irão dar-lhe força para ultrapassar as alturas mais difíceis.
Modifique o seu espaço de trabalho: Livre-se da bagunça que não lhe faz falta. De seguida, encontre uma imagem positiva para o inspirar e o ajudar a lidar com os problemas.
Seja mentor de alguém: Acompanhar alguém pode ajudá-lo a animar-se, aumentando a sua confiança. Tenha a consciência de que ao estar a ajudar uma pessoa jovem, esta pessoa também o pode vir a ensinar no futuro. Se a sua empresa não tiver um programa de acompanhamento, mantenha-se atento a possíveis colegas novos que precisem de ajuda.
Anna Rasmussen coordenadora de liderança e fundadora do Open Blend Method, um aplicativo de negócios que funciona para manter os talentos chave no local de trabalho
Não equilibre o trabalho e a vida pessoal, misture-os: Desenhe um círculo e divida-o em oito segmentos. Agora imagine que tudo está a funcionar perfeitamente na sua vida. Preencha cada segmento com um elemento que contribua para esse sentimento – por exemplo, os seus filhos, exercício, progresso no trabalho. Marque cada um de 0 a 10 segundo o seu nível de cumprimento e, em seguida, decida a sua pontuação. Agora pense em que é que precisa focar-se para lá chegar.
Dê prioridade ao seu bem-estar: O bem-estar é o centro de produtividade no trabalho e na sua vida pessoal. Está relacionado com a sua felicidade, níveis de stress, confiança e sensação de segurança. Depois de ter identificado as coisas que contribuem para o seu estado ideal de bem-estar, faça deles uma prioridade.
Encontre a sua própria mistura: Cada um de nós tem uma certa quantidade de energia de dedicação para certas coisas, mas por vezes perdemo-la comparando com os outros que parecem conseguir controlar tudo. Todas as pessoas têm um trabalho diferente, as crianças têm temperamentos diferentes entre si. Considere aquilo que o faz sentir que está no topo do mundo e, em seguida, concentre a sua energia para conseguir fazer as coisas de forma correta.
As previsões alteram o ‘jogo’: Todos nós temos preocupações: talvez o seu gerente não compreende a maneira de como você está comprometida com a progressão desde que voltou da maternidade, ou que o seu parceiro a deixa tomar conta da casa cada vez mais… mas nós optamos por ignorá-los porque temos outras coisas para fazer. Não. Converse com uma pessoa que esteja na mesma situação que você, que é uma maneira de reconhecer os seus problemas e de apresentar opções para os solucionar.
Abrace a mudança de cultura, estamos em 2015: O mundo atual está diferente desde a geração dos nossos pais. Crie e construa o seu mundo juntamente com o seu parceiro. Comunicar constantemente garante ao seu parceiro a possibilidade de a ajudar a realizar e a trabalhar de forma colaborativa. Tente ver as coisas a partir de um outro ponto de vista, e não apenas o seu.
David Heinemeier Hansson é o fundador da ferramenta de gestão de projetos Basecamp, e o coautor do ReWork: Change the Way You Work Forever
Trabalhe menos: Viciados em trabalho não são heróis. Eles não salvam o dia, eles apenas o utilizam. Se você só trabalha, é improvável que consiga fazer julgamentos. Ninguém toma decisões importantes quando está cansado. Trabalhar demasiado é um entrave para a produtividade sustentável e de qualidade. É o processo de restrição de tempo que origina e fornece contexto criativo para soluções inteligentes. Abrace as restrições.
Tome as decisões de imediato: Quanto mais adia as decisões importantes, mais elas se vão acumulando. Sempre que possível, troque a ideia de “vamos pensar sobre isso” para “vamos decidir sobre isso”. Comprometa-se com as tomadas de decisão.
Diga ‘não’ com entusiasmo: Ninguém irá proteger o seu tempo e a sua produtividade por si. Isso é consigo. Fazer do seu padrão, o “não”, e o seu raro “sim”, fará que seja não só respeitado, mas cobiçado, e aí você terá mais tempo para progredir no seu trabalho e nas suas coisas.
Qualquer coisa pode ser tudo: Concentre-se em fazer tudo sobre o que está a trabalhar realmente, desde o início. Qualquer coisa pode ser tudo no que toca a fazer progressos. Discutir conceitos abstratos leva a acordos ilusórios.
Saiba desistir: A maioria das histórias de glória são sobre pessoas perseverantes ao ponto de ir contra todas as possibilidades e a todos os custos. São boas histórias de facto, mas também são negócios terríveis. A atitude certa a tomar é a de, por vezes, desistir e recuar. Guarde a sua aposta para uma oportunidade mais viável.
Corinne Mills, diretora-geral da Gestão de Carreira Pessoal e autora do “Career Coach”
Compreenda a personalidade da sua carreira: Olhe para trás na sua carreira e pense nas vezes em que se sentiu mais útil e com mais energia. Quando observar atentamente para as habilidades que usou no passado, como as relações e o ambiente que causou, elas são suscetíveis a ter algo em comum com as vezes que gostou e aquelas que não. Estes temas em comum são, frequentemente, fatores de que irão funcionar bem para si, no futuro.
Mantenha-se motivado: Geralmente existe um número de opções que podem ajudar a trazer melhorias para o futuro da sua carreira. Algumas serão mais fáceis de conseguir do que outras, mas seja qual for a sua escolha, terá de estar inteiramente motivado para as fazer, senão corre o risco de falhar. Seja honesto consigo mesmo acerca daquilo que realmente o motiva e concentre-se nisso com tudo o que tem.
Fale com as pessoas: Um instrutor de carreira pode ser uma grande ajuda, mas os amigos, os familiares, contactos de negócios e sociais também podem ser fontes de conselhos, comentários e informações quando está a pensar em mudar de carreira. Os familiares e amigos também poderão ajudar a perceber se a mudança que você pretende fazer é a mais correta, bem como apoiá-lo a ultrapassar obstáculos e a celebrar os seus sucessos.
Faça um plano de ação de carreira: Defina objetivos e cronologias, identifique os recursos que serão precisos, monitorize o seu progresso e partilhe o seu plano com os outros para se sentir responsável. Uma mudança de carreia não acontece da noite para o dia, mas um plano irá ajudá-lo a manter-se no percurso certo.
Corra riscos calculados: Pesquise no mercado de trabalho e fale com uma agência de recrutamento de modo a obter descrições dos trabalhos, descubra o que os empregadores andam à procura e o quanto eles pagam. O mais importante é que fale com as pessoas que trabalham atualmente nesses cargos. Fazer uma mudança na carreira é sempre um risco, mas se você achar que é a decisão certa e a que parece ser a mais viável, avance.