Compiladas pelo Huffington Post, 11 razões por que deve esforçar-se por sorrir, mesmo que o dia esteja a correr mal, que o sono fale mais alto ou que seja a mais tristonha segunda-feira de chuva.
-
Melhora o humor
As expressões faciais não se limitam a comunicar o nosso humor – podem mesmo influenciá-lo. As emoções têm origem no cérebro, mas os músculos do rosto têm a capacidade de reforçar ou modificar esses sentimentos. Estudos recentes mostraram que através do reforço das emoções positivas – ou supressão das negativas – através das expressões faciais, o humor começa a alinhar-se com a expressão que o rosto está a comunicar.
-
E até sorrisos sem vontade contam
Enquanto alguns investigadores insistem que os benefícios do sorriso só são alcançados se este for uma expressão genuína de feliciade, outros descobriram que mesmo um sorriso forçado ajuda-nos sentirmo-nos melhor. E nem é preciso um sorriso muito prolongado.
-
Ajuda a reduzir o stress
Num estudo de 2012 publicado no Psychological Science, investigadores analisaram 170 participantes, a quem foi pedido que colocassem pauzinhos na boca em três diferentes posições, de forma a que os seus lábios formassem um sorriso diferente, sem que disso se apercebessem, depois de lhes ter sido atribuída uma tarefa stressante. A experiência revelou que os participantes a quem os pauzinhos induziram um sorriso maior experimentaram uma redução significativa nos batimentos cardíacos e uma recuperação mais rápida do stress em relação aos restantes.
-
Faz-nos parecer mais amigáveis…
Outro estudo, desta vez de 2014, concluiu que os sorrisos genuínos influenciam positivamente a impressão deixada por funcionários aos clientes. Os funcionários sorridentes foram classificados pelos clientes como mais amigáveis e simpáticos.
-
… e mais dignos de confiança
Chamados a classificar 45 modelos quanto ao nível de confiança que lhes inspiravam, os participantes numa investigação da Universidade de Pittsburgh consideraram sempre mais confiáveis os que tinham um sorriso aberto do que os que tinham uma expressão neutra ou carrancuda.
-
Treinar o cérebro para ser otimista
Segundo o autor do livro “A Vantagem da Felicidade”, Shawn Achor, ao sorrir diariamente ajudamos o cérebro a criar curvas de felicidade que encorajam padrões de pensamento mais positivos.
-
O sorriso é contagioso
Já reparou que, pelo menos na maioria das vezes, as pessoas a quem sorri lhe retribuem o sorriso? Há uma explicação científica para isto (além da boa educação, claro): todos temos uma espécie de neurónios “de imitação”, os neurónios espelho, que nos ajudam a compreender os outros, “providenciando-nos uma imitação intrínseca das ações das outras pessoas, que também nos leva a estimular as intenções e as emoções associadas com essas acções”, conforme explica o neurocientista Marco Iacoboni. “Quando vejo alguém a sorrir, os meus neurónios espelho para sorrir disparam também, iniciando uma cascata de atividade neural que evoca o sentimento que tipicamente associados ao sorriso”.
-
Ajuda a saúde das células
O sorriso não só ajuda o corpo a libertar-se do stress como também ajuda as células a libertar tensão. Quando sorrimos, concluiu a bioquímica Sondra Barret, reduzimos a rigidez das células e este relaxamento físico pode ajudar a combater o risco de mutações celulares induzidas pelo stress que podem levar ao desenvolvimento ou persistência de vários cancros.
-
Aumenta a produtividade…
Sorrir não só melhora a sua imagem no local de trabalho, como também pode ajudá-lo a ser mais produtivo.
-
…e a criatividade
Um estudo de 2013 da Universidade da Califórnia avaliou a ligação entre o bom humor e a criatividade de concluiu que os que mais bem dispostos conseguiam resolver melhor os problemas e encontrar mais soluções do que os mais negativos. Os cientistas justificam esta conclusão com a libertação de dopamina, provocada pela felicidade, uma vez que este neurotransmissor também faz parte do processo de aprendizagem, processamento e tomada de decisões.
-
E… são de graça!
Não são muitas as coisas hoje em dia tão vantajosas e sem qualquer custo…