Inspirados por uma invenção semelhante vista no filme “UP – Altamente!”, uma equipa de investigadores escandinavos está a desenvolver um aparelho que transforma os pensamentos dos cães em palavras.
“No More Woof”, numa tradução literal “não mais ão-aõ”, combina as mais recentes tecnologias de três áreas distintas: Eletroencefalografia, um registro gráfico das correntes elétricas do cérebro; microprocessadores e um software de interface entre o cérebro e o computador.
O que tem o seu cão para lhe dizer? A equipa diz que algumas frases chave podem incluir: “estou com fome, mas não gosto desta comida!”; “quero fazer chichi”; ou “quem é aquela mulher? Parece simpática!”
Se tudo correr de acordo com o planeado, os investigadores esperam também produzir uma edição não-censurada que permita aos donos “ouvir os pensamentos mais indecorosos do seu cão”.
Os impulsos eléctricos captados no cérebro são depois convertidos em frases que serão transmitidas através de um altifalante ou que poderá ver no seu telemóvel. Este produto ainda não está no mercado mas está disponível para pré-encomenda.
Além deste dispositivo, o pequeno laboratório da Sociedade Nórdica para a invenção e a Descoberta já concebeu produtos como a “iRock”, uma cadeira de baloiço que carrega o seu iPad através do movimento, uma lâmpada flutuante e uma nuvem para ter dentro de casa.