A premissa é simples: “Têm mais dinheiro que tu e isto é o que fazem”. O blogue Rich Kids Of Instagram funciona, exatamente como uma montra de como vivem os “miúdos ricos” que utilizam o Instagram para mostrar ao mundo o que fazem. E há muito para ver – desde armas banhadas a ouro, a carros de alta cilindrada oferidos nos anos, a passeios de iate, exibidos perante milhões e milhões de observadores, que balançam entre a indignação e o fascínio.
O blogue foi criado em julho deste ano por um grupo de anónimos que decidiu pesquisar na popular aplicação de fotografia imagens com etiquetas ligadas a riqueza, como “#mansão” ou “#iate”. Em breve, os próprios utilizadorees do Instagram facilitaram-lhe a tarefa, começando a identificar as suas fotos com “#rkoi” (a sigla de Rich Kids Of Instagram), na esperança de acabar num dos sites mais populares da Internet atualmente. Outros, no entanto, foram surpreendidos com a fama inesperada. Foi o caso de Alexandra Dell, filha do dono da empresa informática com o mesmo nome, quando percebeu que as suas publicações estavam a deixar rasto público das suas viagens, pondo em causa a sua segurança – que custa ao pai 2,7 milhões de dólares por ano.