A Apple apresentou ontem o iPhone 5. O novo smartphone é mais fino e leve, apresenta um novo design em alumínio, um ecrã de 4 polegadas, um sistema operativo mais atual e tecnologia wireless ultrarrápida.
Hoje a revista Exame informática avança a notícia de que o novo equipamento não está preparado para funcionar nas redes 4G utilizadas em Portugal.
Ontem, a Apple chegou a anunciar que o iPhone 5 estava preparado para funcionar nas redes 4G – mas essa informação só está correta parcialmente: na verdade, o iPhone 5 não suporta as frequências que dominam a variante europeia das redes 4G.
O iPhone 5 suporta padrões wireless ultrarrápidos, incluindo a tecnologia LTE e DC-HSDPA, para que o utilizador possa navegar e fazer stream de conteúdos de uma forma ainda mais rápida. Para suportar a mais recente tecnologia LTE, a Apple avança com uma solução pioneira de single-radio LTE ( Long Term Evolution).
Ao nível da compatibilidade, a Apple já fez saber que pretende lançar três versões de iPhone 5: duas prontas para operar nas redes GSM (família tecnológica das redes móveis europeias) e uma terceira para redes CDMA (historicamente utilizadas nos EUA e no Japão).
De acordo com a Computerworld, nenhuma das duas versões criadas para GSM operam nas frequências de 800 MHz e 2,6 GHz, que foram adotadas pela maioria dos operadores europeus que pretendem dar o salto para o 4G.
Em Portugal, a Anacom definiu que as redes 4G poderiam usar as frequências de 450 MHz, 800 MHz, 900 MHz, 1800 MHz, 2,1 GHz e 2,6 GHz, só que os Optimus, TMN e Vodafone têm optado por apenas avançar para a 4G depois de libertadas as frequências de 800 MHz.
“Quem quiser lançar um dispositivo na Europa terá de garantir que funciona nos 800 MHz e 2,6 GHz”, atenta o analista Phil Marshall, da consultora Tolaga Research, em declarações publicadas pela Computerworld. O mesmo analista lembra ainda que mercados de grande dimensão e poder de compra como a Alemanha, a França, a Itália e a Suécia estão a trabalhar para lançar 4G em 800 MHz e/ou 2,6 GHz.
Phil Marshal admite, no entanto, que a Apple possa vir a solucionar esta lacuna com o lançamento de uma nova versão do iPhone 5 que já seja compatível com as frequências que dominam o 4G europeu
A estreia mundial está marcada para 21 de setembro. A Portugal chega a 28 de setembro.