Duarte Lima é acusado de matar Rosalina Ribeiro por esta se ter recusado a assinar um documento em que negava qualquer transferência do ex-deputado para a sua conta bancária.
“A Linha do Horizonte” é a página de Duarte Lima na Internet. O site do ex-líder parlamentar da bancada do PSD não está disponível.
A táctica do silêncio vem descrita num texto escrito a 24 de Outubro do ano passado. Já Duarte Lima era considerado o principal suspeito da morte de Rosalina Ribeiro.
Segundo o despacho do Ministério Público, ao negar-se a “fazer esse favor ao advogado”, Rosalina Ribeiro tornou-se “peça chave para a incriminação de Duarte Lima que, ao que tudo indicava, teria de devolver a quantia depositada na sua conta bancária, no montante de 5.250.229,00 euros”.
O advogado de Duarte Lima no Brasil, João Costa Ribeiro Filho, emitiu já uma nota de “repúdio” à decisão do Ministério Público brasileiro. No comunicado, o advogado classifica a ação de “inaceitável, incompreensível e completamente absurda”.
“As imputações feitas não têm qualquer cabimento, não apresentando solidez-fática. Tratam-se, na verdade, de meras presunções, ilações e conjecturas, sem qualquer respaldo na prova dos autos”, diz a nota.
IMAGENS SIC