O sérvio Novak Djokovic, número 3 do mundo, venceu o britânico Andy Murray, número cinco, na final de singulares masculinos do Open da Austrália.
O tenista sérvio ao derrotou Andy Murray por 6-4, 6-2 e 6-3. Para Djokovic é o segundo título do Grand Slam na carreira, após ter vencido o francês Jo-Wilfried Tsonga também em Melbourne em 2008.
No caso de Andy Murray ainda não foi desta que venceu uma prova do Grand Slam. O britânico disputou duas finais (US Open 2008, Open Austrália 2010), ambas perdidas para Roger Federer.
Kim Clijsters provou ser a melhor tenista da atualidade ao vencer o título feminino do Open da Austrália – o seu quarto troféu do Grand Slam. Kim necessitou de algum tempo para re-encontrar a sua melhor forma face a Li Na.
Aos 27 anos, casada, com uma filha, Kim Clijsters foi consagrada a grande vencedora da 99ª edição do Open da Austrália, sucedendo no trono à ausente norte-americana Serena Williams.
Na final, a tenista belga, atual terceira classificada do ranking mundial WTA Tour, levou a melhor sobre a chinesa Na Li pelos parciais de 3-6, 6-3 e 6-3.