A notícia caiu como uma bomba entre os aficionados dos signos: Os astrónomos do Minnesota Planetarium Society, nos EUA, redifiniram o calendário do zodíaco. Na prática, quer dizer que a maioria de nós pertence ao signo anterior ao que julgava.
Se para muitos esta alteração nada representa, para outros o assunto é mais “grave”: “Se o meu signo afinal é Balança, o que é que eu hei-de fazer à minha tatuagem de Escorpião”, lia-se ontem no Twitter, onde esta questão foi precisamente a mais comentada do dia de quinta-feira.
A confusão foi lançada por um artigo publicado no Minneapolis Star Tribune, que explicava que os antigos astrónomos da Babilónia basearam os signos na constelação na qual o Sol se encontrava no dia do nascimento. Só que, ao longo dos milénios, a força gravitacional da Lua terá feito a Terra oscilar no seu eixo, criando um salto de um mês no alinhamento das estrelas, lê-se na entrevista de um astrónomo do Minnesota Planetarium Society ao Star Tribune.
Mas há mais: é que o artigo menciona também um 13º signo, que ficaria entre Escorpião e Sagitário, mas que vários astrónomos têm desvalorizado, dizendo que se refere a uma 13ª constelação (Ophiuchus), que teria sido posta de parte pelos babilónios, por quererem apenas 12 signos.
Para os curiosos, fica o calendário, segundo a nova perspetiva:
Capricórnio: De 20 Janeiro a 16 Fevereiro Aquário: De 16 Fevereiro a 11 Março Peixes: De 11 Março a 18 Abril Carneiro: De 18 Abril a 13 Maio Touro: De 13 Maio a 21 Junho Gémeos: De 21 Junho a 20 Julho Caranguejo: De 20 Julho a 10 Agosto Leão: De 10 Agosto a 16 Setembro Virgem: De 16 Setembro a 30 Outubro Balança: De 30 de Outubro a 23 Novembro Escorpião: De 23 a 29 Novembro Serpentário (Ophiuchus): De 29 Novembro a 17 Dezembro Sagitário: De 17 Dezembro a 20 Janeiro
Este artigo ocupa o 8º lugar do Top 15: Os mais vistos do site da VISÃO em 2016