A Virgin Galactic revelou ao mundo, no deserto do Mojave, a primeira nave de turismo espacial.
A Spaceship 2 deslizou pela pista no meio de temperaturas baixas e de um vento gélido, perante centenas de convidados de todo o mundo.
Os governadores da Califórnia e do Novo México foram das presenças mais aplaudidas. Arnold Schwarzeneger, admitiu mesmo que os filhos detestam o emprego actual do pai, mas este é um daqueles dias em que lhe invejam a sorte. Já o governador do Novo México apelou ao Presidente Obama para que apoie a indústria do turismo espacial.
A reforçar o futuro auspicioso deste sector, a Scaled Composites, parceira da Virgin Galactic, garante que não sentiu a recessão que está a varrer os Estados Unidos. Surgiram novos proejctos e tiveram de contratar mais engenheiros
Detalhes Técnicos
É com uma evidente confiança no sucesso deste projecto que a Virgin Galactic espera realizar a viagem inaugural durante o próximo ano.
O aparelho é composto por duas naves.
A Whiteknight 2, nave-mãe, que vai carregar até uma altura de 50 mil pés a nave espacial, Spaceship2, para depois a largar para um lançamento seguro.
Um breve silêncio e depois a explosão em toda a força dos motores.
Uma das novidades é o sistema de propulsão híbrido que mistura combustível de borracha sólida com nitrogénio.
A nave foi pensada para dar o maior conforto e diversão para os turistas. Fizeram-se grandes janelas e o chão plano permitem o máximo prazer durante a fase da gravidade zero.
O primeiro turista espacial português, Mário Ferreira, será um dos cem pioneiros a entrar para a história da navegação no espaço.