O Presidente da Republica substituiu o Palácio de Belém pela Câmara Municipal do Porto, para receber a visita de Estado dos Reis de Espanha. Por sua própria iniciativa, Marcelo Rebelo de Sousa fará as primeiras sessões solenes com a realeza espanhola a partir da cidade invicta, onde se concentrará também “o programa de âmbito cultural, científico, económico e social”. Uma descentralização a que o irrequieto Presidente já nos vem habituando.
A chegada da comitiva espanhola à Avenida dos Aliados está prevista para as 11h00 e vai implicar grandes alterações de transito nas ruas circundantes, entre as 8 e as 14h00. Nos paços do concelho, estará já o Presidente da República preparado para receber oficialmente os jovens Reis de Espanha, numa sessão solene marcada para o meio-dia.
“Esta visita terá várias dimensões que atestam da diversidade da relação entre os dois países e os dois povos”, diz a página oficial da Presidência. “Será um programa marcado pela riqueza do passado e do presente do relacionamento luso-espanhol, mas também orientado para um futuro igualmente desafiante e promissor.”
Das sessões mais institucionais na Câmara do Porto, Letizia e Filipe VI partirão, perto das 13h00, para Serralves, num programa mais cultural e descontraído. A ideia é apreciarem a coleção de Miró que ali se encontra exposta. O jantar oficial oferecido pela Presidência realizar-se-á no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.
A “diplomacia económica” de Rui Moreira
Mostrar o que de bom se faz no Porto, ao nível tecnológico e científico, marcará a agenda de amanhã, terça-feira, 29. Pelas 10h45, o casal real deverá chegar às instalações da UPTEC, o parque tecnológico da Asprela integrado na Universidade do Porto, onde se concentram várias startups, assim como um polo de industrias criativas.
Seguirá depois para o I3S, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, projeto tão acarinhado por Sobrinho Simões.
A visita do Porto terminará com um almoço que será “um ato de diplomacia económica” do presidente da Câmara, Rui Moreira. A convite do autarca portuense, os Reis de Espanha almoçarão, no Palácio da Bolsa, com vários empresários, prosseguindo o esforço que aquele tem feito de fomentar o intercâmbio de negócios com outras nacionalidades.
O jantar será já no Palácio das Necessidades, em Lisboa, a convite do Primeiro-ministro António Costa. No terceiro e ultimo dia de visita a Portugal, quarta-feira, 30, será a vez de São Bento e da Assembleia da República, entre uma visita à Fundação Champalimaud.