Pierre Zakrzewski, repórter de imagem da Fox News, foi morto enquanto cobria, no local, a invasão russa à Ucrânia, anunciou a cadeia de televisão esta terça-feira. No mesmo ataque, o correspondente Benjamin Hall ficou ferido e está internado.
A CEO da Fox News, Suzanne Scott, lamentou a morte do repórter. “É com grande tristeza e com o coração pesado que partilhamos as notícias desta manhã sobre o nosso amado repórter Pierre Zakrzewski. Pierre foi morto em Horenka, nos arredores de Kiev, na Ucrânia”. A CEO explicou que os dois funcionários da Fox News estavam juntos quando o veículo onde seguiam foi atingido.
Zakrzewski era um fotógrafo de guerra com uma vasta experiência, que cobria quase todas as histórias internacionais para a Fox News, do Iraque ao Afeganistão e à Síria, referiu Suzanne Scott.
Num tweet, o jornalista da Fox News John Roberts disse que tinha “notícias horríveis para relatar”. “Trabalhei com Pierre muitas vezes pelo mundo”, disse Roberts. “Ele era um tesouro absoluto. Envio as nossas mais sinceras orações à mulher e família de Pierre.”
Também a produtora ucraniana de 24 anos, Oleksandra Kurshynova, que colaborava com a Fox News, morreu no ataque. O Ministério da Defesa da Ucrânia confirmou que a jovem seguia no mesmo carro que os dois colegas. “A verdade é o alvo. As tropas russas dispararam contra a equipa de filmagem da Fox News perto de Kiev. O repórter Pierre Zakrevsky e a produtora Oleksandra Kurshynova foram mortos. O jornalista Benjamin Hall sobreviveu, mas perdeu parte da perna”, lê-se.
A Fox News anunciou os ferimentos de Hall esta segunda-feira, dizendo que o repórter “ficou ferido” enquanto estava ao serviço da cadeia televisiva.