As imagens de satélite capturadas antes e depois dos bombardeamentos em Gaza não deixam margem para dúvidas: o território foi tomado pela destruição desde o início dos bombardeamentos a 7 de outubro, a resposta de Israel ao ataque e rapto de mais de 200 pessoas efetuado pelo Hamas.
Na infografia, em baixo, comparamos duas imagens da cidade de Beit Hanoun, situada no norte de Gaza. A primeira foi captada a 1 de maio deste ano e mostra edifícios, estradas e espaços agrícolas. Já na segunda, datada de dia 21 de outubro, é evidente que as infraestruturas foram danificadas pelos ataques aéreos.
A próxima infografia corresponde a uma outra zona da mesma cidade e mostra os edifícios destruídos, rodeados por destroços.
Uma análise a imagens do antes e depois dos bombardeamentos de Atatra, uma cidade perto do mar no norte de Gaza, deixa também perceber os danos provocados pelas ofensivas israelitas.
A comparação destas imagens de satélite impressionam e deixam perceber a devastação destas cidades. A ONU e o Crescente Vermelho palestiniano alertam para ataques perto de hospitais e testemunhas citadas pela AFP dizem que tanques israelitas entraram hoje num bairro nos arredores da cidade de Gaza.
Este domingo, o Ministério da Saúde palestino, controlado pelo grupo Hamas, avançou que tem registo de 7950 mortos e mais de 20 mil feridos desde o início do conflito. O relatório alega que 73% dos óbitos são de crianças, mulheres e idosos.