Esta sexta-feira, os ABBA perderam um dos seus elementos. Lasse Wellander, o lendário guitarrista da banda que marcou a história da música, morreu aos 70 anos, depois de uma “curta batalha contra o cancro”, segundo informou a família.
“É com indescritível tristeza que temos de anunciar que o nosso amado Lasse morreu. Adoeceu recentemente com o que se revelou ser um cancro, que se tinha espalhado, e no início da Sexta-feira Santa, morreu rodeado pelos seus entes queridos”, lê-se, numa nota divulgada no Facebook e assinada pelos filhos Lena, Ludvig e Andréas.
O grupo pop sueco descreveu o talento de Wellander como “imenso” e prestou homenagem a um “querido amigo, uma pessoa divertida e um excelente guitarrista”.
Nascido em 1952, Wellander fez a sua primeira sessão com os ABBA em outubro de 1974, quando as canções “Intermezzo No.1” e “Crazy World” foram gravadas. Logo depois, tornou-se o guitarrista principal dos álbuns do grupo, de acordo com o site oficial da banda.
Wellander tocou com vários grupos durante os anos 80, incluindo os Low Budget Blues Band, Zkiffz, Little Mike and the Sweet Soul Music Band e Stockholm All Stars. Em 1981, lançou o primeiro álbum a solo, seguindo-se mais 11.