Aos poucos, as mulheres vão começando a marcar presença no top de pessoas mais ricas do mundo: se em 2022 a Forbes mencionou 12% de mulheres, este ano aumentaram um ponto percentual. A mulher mais rica do planeta pelo terceiro ano consecutivo é a herdeira da L’Oréal, Françoise Bettencourt Meyers. A sua fortuna esta avaliada em pouco menos de 80 mil milhões de euros, um aumento de quase 5 mil milhões comparado com o ano passado.
Em segundo lugar está Júlia Koch e família, com um património líquido de 54 mil milhões de euros. A viúva de David Koch, que morreu em 2019, possui 42% da Koch Industries ao lado dos seus três filhos. Além disso, em janeiro, foi nomeada administradora do Metropolitan Museum of Art. Para finalizar o top 3, Alice Walton, com um património de mais de 51 mil milhões de euros, herdou uma participação no Walmart do seu pai, o cofundador Sam Walton.
Rafaela Aponte-Diamant, que é a 6ª mulher mais rica do mundo, é a mulher self-made com melhor classificação de todos os tempos, estando em 43º lugar no ranking global. Aponte-Diamant gere, com o marido a MSC, uma das maiores companhias marítimas do mundo. Os dois entraram juntos na indústria naval em 1970, quando compraram um navio com um empréstimo de mais de 180 mil euros. Este ainda é um negócio familiar: Gianluigi, o marido, é o presidente executivo, o filho deles, Diego, é o presidente e Rafaela é responsável pela decoração dos navios. No ano passado, a Forbes decidiu classificar o casal em conjunto, mas este ano não. Aponte-Diamont é assim uma das 96 mulheres que chegaram ao ranking pelo seu trabalho autónomo. Quase três quartos de todas as mulheres milionárias herdaram as suas fortunas. Nestes 28% que são considerados self-made estão também Rihanna e Kim Kardashian West.
O Top 10 de 2023 é composto, assim, por:
- Françoise Bettencourt Meyers e família
- Júlia Koch e família
- Alice Walton
- Jacqueline Mars
- Miriam Adelson e família
- Rafaela Aponte-Diamant
- Susanne Klatten
- Gina Rinehart
- MacKenzie Scott
- Iris Fontbona e família