Elvis François conseguiu sobreviver 24 dias, sozinho, em alto mar, alimentando-se apenas com o que havia no barco. Oriundo da ilha de Dominica, nas Caraíbas, o homem foi salvo pela Marinha da Colômbia.
“Eu não tinha comida. Tinha apenas uma garrafa de ketchup que estava no barco, alho em pó e cubos de caldo Maggi. Misturei com um pouco de água para sobreviver 24 dias no mar”, disse Elvis François, num vídeo divulgado pelas autoridades colombianas, no Twiter.
François estava a fazer reparações no seu barco perto da parte holandesa da ilha de Saint Martin, em dezembro, quando as condições meteorológicas adversas puxaram o barco para o mar.
François tinha a palavra “ajuda” gravada no casco do barco quando foi encontrado a 120 milhas náuticas [224 quilómetros] a noroeste de Puerto Bolívar. “Nos últimos dias, por volta de 15 de janeiro, vi um avião. Eu tinha um espelho e fiz alguns sinais”, disse, usando o brilho do sol para chamar a atenção da tripulação. “Eles passaram por cima do barco duas vezes e aí percebi que me viram. Hoje estou grato por estar vivo, graças a eles”, disse.
A tripulação do avião informou a Marinha assim que viu o barco do sobrevivente. “Sem ter qualquer conhecimento de navegação ele estava perdido e desorientado no mar. Os seus esforços para manobrar a embarcação e os equipamentos a bordo foram inúteis”, explicaram as autoridades.
“24 dias sem terra. Ninguém com quem conversar. Não sabia o que fazer. Não sabia onde estava. Foi difícil. A certo momento perdi a esperança. Pensei na minha família”, recorda. François tentou fazer chamadas através do seu telemóvel mas ficou sem rede.
Agora, após ter sido resgatado, foi transferido para a cidade portuária de Cartagena, onde recebeu cuidados médicos e foi entregue às autoridades de imigração para coordenar o regresso ao seu país.