Agora que o Twitter está sob o controlo de Elon Musk, são muitos os utilizadores que procuram outras alternativas para a plataforma. E a rede social Mastodon parece ser uma das preferidas.
A Mastodon tem um estilo semelhante ao Twitter, com toots em vez de tweets e boosts em vez de retweets, assim como as menções, hashtags e um feed cronológico. A rede social permite a escrita de até 500 caracteres em cada publicação e apresenta uma cronologia sem algoritmos ou anúncios.
Mas a plataforma difere em vários aspetos da rede social de Musk, principalmente por ser uma rede social de código aberto e descentralizada. O que é que isso significa? Em primeiro lugar, que “não existe nenhuma pessoa ou empresa proprietária da empresa”, explicam.
A Mastodon é dividida em instâncias (servidores), isto é, em comunidades, e cada uma é um espaço diferente gerido pelos próprios utilizadores e com a sua própria cronologia. Por isso, ao contrário do que acontece no Twitter, onde todos os utilizadores vão dar às mesmas páginas, na Mastodon os utilizadores apenas acedem às comunidades em que estão inseridas.
A rede social compara as instâncias a domínios de endereços de e-mail como Gmail ou o Outlook: os utilizadores escolhem o seu servidor ou instância, mas podem interagir com pessoas em outros servidores, desde que saibam o seu endereço. Há vários servidores diferentes disponíveis para escolher, mas qualquer pessoa pode criar o seu próprio servidor e ter as suas próprias regras.
“Se o que mais quer falar encaixa numa categoria clara (sejam jogos ou arte…), então pode valer a pena fazer o seu primeiro servidor onde hospedará principalmente esse tipo de conteúdo”, explica a Mastodon.
Isto também significa que cada servidor lida com a sua própria moderação, permitindo uma abordagem do conteúdo mais local e orientada para a comunidade. O Mastodon sugere ainda que as pessoas entrem em servidores com regras com as quais concordem.
Mastodon é o nome em inglês para o animal mastodonte, um mamífero, parecido com o elefante e com os mamutes, e com dois dentes alongados no maxilar superior. Daí o logotipo da aplicação ser uma silhueta de um elefante.